1 linkedin  4 youtube  3 facebook  2 slideshare  5 twitter  7 google plus    

Quando as filiais começam a reclamar de "sistema lento" a primeira coisa que você pensa é "preciso aumentar a banda de acesso WAN". Mas nem sempre esta é a melhor resposta. Veja por quê.

cloud

A performance da comunicação entre Matriz e Filial não depende apenas da Banda. Existem outros fatores como a latência e as aplicações que atravessam o link.

Se a localidade remota é atendida com um link de alta latência, como por exemplo, um link de satélite, aumentar a banda pode não adiantar quase nada para a maioria das aplicações. Neste caso é sempre melhor colocar um acelerador que vai diminuir o efeito da latência e ainda reduzir banda da maioria das aplicações.

Se a latência não é problema, mas a banda está apertada, o acelerador ainda pode ajudar mais do que simplesmente aumentar o link. Primeiro porque os ganhos com o acelerador são de pelo menos 5 vezes, podendo chegar a até 100 vezes, dependendo da aplicação. Segundo porque o acelerador você paga uma vez só enquanto que um aumento de link introduz um gasto mensal recorrente que, por menor que seja, algum dia sempre será maior do que um investimento pontual.

Mas quais aplicações ganham mais e quais ganham menos? O gráfico a seguir pode ajudar. A resposta nunca é um número único pois depende de quanto seus dados são ou não recorrente e da latência dos seus links. Assim, para cada aplicação, se tem uma faixa típica de ganhos.

riverbed steelhead aceleracao wan optimization

# #