1 linkedin  4 youtube  3 facebook  2 slideshare  5 twitter  7 google plus    

Sua rede WAN está lenta? Os colaboradores remotos atrasaram a entrega dos relatórios porque o acesso ao SharePoint estava muito lento? 

A colaboração está difícil porque é complicado compartilhar documentos? Você já fez investimentos em upgrade de WAN e seu financeiro não vai aprovar mais despesas? Este artigo abordará a Solução Riverbed SteelHead, seus benefícios, tecnologia e tipos de equipamentos disponíveis. A Bravo Tecnologia está sempre à disposição para visitar as empresas interessar em adotar esta tecnologia.

Riverbed Next-Generation SteelHead 9.0: A mais completa solução de visibilidade, controle e otimização

CIO

Os negócios estão cada vez mais dependentes de WAN e Nuvem

Estamos vivenciando uma evolução clara no ambiente de redes: 2.5 vezes é a estimativa de crescimento do tráfego em redes WAN e MPLS até 2017 e 80% do tráfego se moveu para estas redes só em 2014.

Estimativa Uso WAN Corporativo

Analogamente ocorre uma evolução clara no ambiente de aplicações: hoje as aplicações não-Windows respondem por quase a metade de todas as aplicações corporativas e em 2017 prevê-se que quase 60% do tráfego empresarial será baseado em vídeo.

E a evolução dos gastos de TI estão alinhadas com este movimento. Em 2016 projeta-se que o mundo irá investir mais de 80 Bilhões de Dólares em servidor de WAN Privados, principalmente MPLS, enquanto que os gastos com nuvem também vão ser substanciais: em torno de 100 Bilhões de dólares.

Melhor Experiência para o Usuários sobre quaisquer redes

Nas nossas empresas existe a necessidade cada vez maior de se garantir a melhor experiência de usuários assim como a maior disponibilidade.

Otimizacao Redes WAN MPLS VPN

Assim os usuários podem estar no escritório central ou localidades remotas usando seus desktops ou notebooks ou em trânsito com seus tablets e smartphones acessando as aplicações que podem estar em seu data center ou implantados em nuvem.

Quaisquer serviços, em quaisquer localidades, sobre quaisquer redes para quaisquer dispositivos.

A complexidade crescente em conflito com a necessidade de se reduzir custos

A infraestrutura está mais complexa e os usuários demandam serviços de TI mais consistentes resultando em SLA cada vez mais exigentes. Por outro lado, existe a pressão de se reduzir custos ao mesmo tempo em que se exige mais monitoração e mais conformidade.

fazer mais com menos

E você tem que fazer cada vez mais com cada vez menos.

Plataforma de Performance Riverbed

Como você pode simplificar sua infraestrutura, sem impactar a experiência do usuário ou sacrificar a performance? Você precisa de uma nova Plataforma de Performance.

Plataforma de otimizacao de wan Riverbed

E a Riverbed pode ajudar você e sua empresa a conseguir isto com um conjunto completo de soluções para as diversas necessidades de otimização de WAN e Storage além de gerenciamento de desempenho.

Vamos destacar aqui os três principais componentes desta plataforma:

  • Riverbed SteelHead: com o Riverbed SteelHead é possível acelerar aplicações em até 100 vezes com redução de banda de até 95%.
  • Riverbed SteelFusion: Com o Riverbed SteelFusion é possível projetar o Storage para as filiais maiores que passam a ter sua infraestrutura toda convergente com apenas um appliance SteelHead EX. Em caso de falha do link, esta unidade permanecerá funcional e quando o link for restaurado os dados modificados serão sincronizados com o Storage Central.
  • Riverbed SteelCentral: Com o Riverbed SteelCentral é possível gerenciar e extrair relatórios de todos os devices de uma empresa em um único console. Outros componentes do SteelCentral permitem um gerenciamento abrangente de TI incluindo NPM ou Network Performance Monitor e o APM ou Application Performance Monitor.

Liderança

Riverbed é líder no quadrante mágico do Gartner por mais de 7 anos consecutivos.

Riverbed SteelHEad Lider Gartner WAN Optimization

Valor para o seu negócio

Para convencer seu CFO sobre as vantagens desta tecnologia é necessário relacionar todos os benefícios. A lista a seguir relaciona todos os possíveis ganhos agrupados em 4 frentes

  • Redução de CapEx
    • Reduz custos de Redes WAN/MPLS
    • Consolida dados e aplicações remotas
    • Remove infraestrutura de filiais
    • Melhora a utilização da infraestrutura
  • Redução de OpEx
    • Reduz custos de gerenciamento
    • Reduz custos de Help Desk (por simplificação e previsibilidade)
    • Acelera implementação de filiais
    • Acelera operações de Disaster Recovery por demandar menos WAN
    • Acelera adoção de link Internet com custos mais competitivos, principalmente em localidades remotas com poucas opções de banda.
  • Aumento de Produtividade do Usuários
    • Acelera a Colaboração pois os colaboradores perceberão que estão virtualmente mais próximos
    • Minimiza o Downtime de redes e aplicações
    • Entrega Aplicações em qualquer lugar, sobre qualquer rede para qualquer dispositivo
  • Acelera o tempo de Resolução de Problemas
    • Aumento de Produtividade da Empresa
    • Implementação de aplicações mais rápida e mais simples em localidades remotas
    • Prioriza Aplicações de Missão Crítica
    • Facilita Implementação de Políticas de Continuidade de Negócios e Recuperação contra desastres
    • Acelera a adoção de Serviços de Nuvem

Reconhecimento e prêmios

Somente em 2013 e 2014 Riverbed ganhos dezenas de prêmios dos quais podemos destacar:

Premios Riverbed

Clientes em Todas as Verticais de Negócios

São mais de 25 mil clientes incluindo 97% da Fortune 100 e Global Fortune 100. Clientes como Citibank, MasterCard, KPMG, PriceWaterHouseCoopers, Toyota, Boeing, Paramount, Time Warner, Shell, Texaco, Petronas, Roche, Pfizer, Dow, Vários Órgãos dos Estados Unidos, Coca Cola, Ricoh, Pepsi, Kraft, Microsoft, Siemens e VMware.

Clientes Riverbed

E no Brasil, Petrobrás, Casas Bahia, Banco do Brasil, Vale, OAS, Plastipak, Cameron, Solvi, Bandeirantes, Red Bull, Senac, Alstom, CNJ e muitos outros.

Clientes Riverbed Brasil

Visão da Tecnologia Riverbed SteelHead

Os três principais componentes de atuação da tecnologia de otimização do Riverbed SteelHead são:

  • Racionalização dos dados: o tráfego é segmentado em três partes e cada uma delas é verificada se já atravessou o link WAN. Caso tenha sido, não é necessária a retransmissão de todo os dados, apenas de uma referência. Caso seja inédita ocorre uma nova segmentação em três partes e o processo se repete até que o segmento mínimo, de 16 bytes apenas. Com isto pode-se obter, após alguns dias de aprendizado, uma taxa de até 95% de dados repetitivos que não necessitam ser retransmitidos, nos casos mais favoráveis.

Tecnologia Riverbed Compressao Reducao

  • Racionalização dos protocolos de transporte de camada 4 (tipicamente TCP): devido a latência e a natureza do protocolo TCP, as diversas verificações de entrega (ACK) atrasam o envio de informações e deixam de utilizar plenamente os links WAN. Com Riverbed SteelHead os ACK são confirmados localmente, entre o Riverbed SteelHead e o cliente ou servidor. A vantagem está que entre os Riverbed SteelHead, na WAN de grande latência ocorre uma supressão de grande parte dos ACKs permitindo uma utilização mais efetiva da banda disponível, mesmo com grandes latências.

Tecnologia Riverbed Reducao Latencia

  • Racionalização dos protocolos de aplicações de camada 7 (CIFS, MAPI, HTTP, ICA e outros): de uma forma análoga ao item anterior, muitos processos são resolvidos localmente deixando que as comunicações entre os Riverbed SteelHead muito menos intensas, reduzindo viagens desnecessárias através da WAN e aproveitando muito mais a banda disponível.

O ganho efetivo total pode variar por protocolo e pela natureza do tráfego. Abaixo pode-se ver uma tabela mostrando os valores mínimos, máximos e as faixas típicas (em laranja mais intenso) para cada caso.

Riverbed SteelHEad Aumento Performance Aplicacoes

A tecnologia não está limitada à apenas matrizes e filiais. Para ambientes SaaS como Salesforce, Office 365 e Google Apps pode-se ter otimização pois estes provedores já tem implementado em suas estruturas Riverbed SteelHead especializados que podem ser contratados com um serviço de nuvem por quaisquer clientes.

Riverbed SteelHEad Office365

Além das três tecnologias descritas para otimização, em que são necessários equipamentos em ambos os lados da comunicação, Riverbed SteelHead permite benefícios adicionais como Visibilidade e Qualidade de Serviços que não exigem equipamentos em ambos os lados.

Riverbed SteelHEad QoS

O QoS do Riverbed é bastante sofisticado permitindo que sejam implementadas regras baseadas em prioridade e reserva mínima e máxima por classe de aplicação. Pode-se agrupar classes em superclasses definindo os mesmos parâmetros - de prioridade e reserva - em uma organização hierárquica. Isto ajuda a implementar políticas em redes MPLS onde é muito comum que as velocidades na matriz sejam menores que a soma das velocidades das filais.

É possível criar-se classes baseadas em mais de 1500 aplicações distintas associadas ou não a quaisquer outros parâmetros encontrados no cabeçalho: alguns exemplos: priorizar tráfego web com URL que contenham “intranet” ou prioriza o tráfego de Skype para uma determinada faixa de endereços IPs.

A Tecnologia conta com soluções de gerenciamento em três níveis:

Embarcado na própria solução que inclui visibilidade de conexões concorrentes, histórico de conexões, top talkers, distribuição por protocolos e a ganhos de otimização e de redução de banda.

Implementando em uma plataforma adicional de Gerência Centralizada (CMC) que integra as diversas informações acima capturadas pelos diversos appliances

Por uma plataforma adicional de Gerência (Cascade) que entrega relatórios e análises muitos detalhados integrando gerência de redes (NPM) e de aplicações (APM) identificando problemas de performance em suas causas permitindo análises que incluem causas prováveis bem específicas como problemas no código Java, ou no ambiente de banco de dados.

Riverbed SteelHEad Relatorios

Família de Produtos Riverbed SteelHead

Estão disponíveis appliances físicos da família CX para otimização de aplicações na WAN. Em casos onde não é desejável a aquisição de appliances, mas, em vez disto, o aproveitamento de recursos virtualizados, estão disponíveis versões virtualizadas da família CX, denominados Virtual SteelHeads. Para otimizações de servidores na Amazon estão disponíveis versões de Cloud SteelHead para IaaS. Para otimizações de Aplicações como Salesforce e Office365 estão disponíveis o SteelHead Cloud Acelerator para SaaS e, por fim, para usuários que atuam em trânsito na internet, em Cybercafés ou com conexão 3G/4G existem as versões de Riverbed SteelHead que podem ser instaladas em PCs ou MACs: o Riverbed SteelHead Mobile.

Riverbed SteelHEad Produtos

Sua rede WAN está lenta? Os colaboradores remotos atrasaram a entrega dos relatórios porque o acesso ao SharePoint estava muito lento? A colaboração está difícil porque é complicado compartilhar documentos? Você já fez investimentos em upgrade de WAN e seu financeiro não vai aprovar mais despesas? Este artigo abordará a Solução Riverbed SteelHead, seus benefícios, tecnologia e tipos de equipamentos disponíveis. A Bravo Tecnologia está sempre à disposição para visitar as empresas interessar em adotar esta tecnologia.

# #