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Você pode melhorar ainda mais a acuidade do Barracuda Spam Firewall implementando um filtro bayesiano. Para isto elaboramos um guia rápido de como você pode fazer isto.

Como implementar um Filtro Bayesiano em seu Barracuda Anti Spam

barracuda networksAntes de começar é bom você dar uma olhada para saber o status atual do filtro: Veja quantas mensagens estão atualmente marcadas como "spam" e "não spam" verificando a sessão "Global Bayesian Analysis" no Menu "Básico" / "Verificação de Spam". O número de mensagens marcadas em cada categoria deve ser de pelo menos 200 e e-mails marcados como "não spam" deve ser um pouco maior que marcado como "spam". Os números podem estar corretos, porém as mensagens que foram utilizadas para montar o filtro podem ter sido inadequadas ou o filtro é muito antigo resultando em problemas de eficiência do Barracuda: nestes casos o melhor a fazer é ressetar o filtro e começar tudo de novo.

Para montar o filtro é necessário ir até o log do Barracuda em "Básico" / "Log de Mensagens", escolher e marcar 200 e-mails como spam e 200 e-mails como não spam. A tarefa pode ser simples a arte é escolher bem os e-mails. Se você escolher algum e-mail errado todo o trabalho estará perdido e será necessário ressetar e começar novamente.

A escolha das mensagens para marcar como "spam" e como "não spam" deve ser feita cuidadosamente por alguma pessoa que conheça o negócio da empresa. Uma boa alternativa é perguntar aos gerentes de cada área da empresa que eles indiquem cada um de 3 a 5 palavras que tenha relacionamento com as áreas deles: por exemplo, o gerente financeiro poderia citar: "prorrogação", "nota fiscal", "faturamento", "boleto". Já o pessoal de logística citaria "romaneio", "devolução", "sac", "pallet". Seu pessoal de vendas pode citar nomes de produtos que a empresa comercializa e assim por diante.

Com a lista de palavras consolidada em mãos, você pode ir até o log de mensagens do Barracuda AntiSpam, em "Básico" / "Log de Mensagens", pesquisar por estas palavras e marcar como "não spam" os e-mails que você tenha certeza de que fazem parte do negócio da empresa.

Já para escolher e marcar os e-mails como "spam" temos uma lista de expressões e palavras inicial sugeridas que inclui: "plano de saúde", "curso de Excel", "Rolex", "Levitra", "Viagra", "acabe com a impotência", "African Union", "Apelação Civil", "Aprenda Inglês", "Assista ao Vivo TV", "Cartuchos HP", "Cielo Fidelidade", "Comentário de Voz", "Emagrece mesmo", "Encontre seu Imóvel", "Filhotes de Cachorro", "ilimitado para todo o brasil", "invista na sua carreira", "limpamos seu nome em", "manutenção de televisão", "meu falecido marido", "obediência a Deus", "perda de peso", "Photo online", "proteja seu veículo", "quero namoro", "rrcobrança", "segue a foto", "sua porta de entrada", "telegrama online", "tramadol", "tvnopc", "vaza vídeo", "áudio do acidente". Obviamente algumas das palavras e expressões acima possa estar relacionada com o seu negócio, não deve ser incluída.

Depois de ativar o seu filtro bayesiano você irá observar que as mensagens autênticas que antes pontuavam de 0 a 1 agora podem pontuar até -2 (dois negativos). Desta forma você pode baixar a pontuação de bloqueio para algo entre 1 e 2 sem nenhuma preocupação de bloquear e-mails válidos.

Caso escape alguma mensagem não abordada pelo método acima você sempre pode incluí-la como "spam" ou "não spam" cuidando apena para manter o número de "não spam" sempre maior.

Como já dissemos, com o tempo pode ser necessário refazer o seu filtro Bayesiano. Recomendamos sempre refazer o filtro a cada 6 ou 12 meses.

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