1 linkedin  4 youtube  3 facebook  2 slideshare  5 twitter  7 google plus    

Os dados de sua empresa são importantes, certo? Então você tem alguma estratégia de Backup bem confiável, ok? E você faz testes de restore de tempos em tempos? Hummm. Não tem tido tempo ultimamente? Ok, vamos prosseguir.

Obviamente uma cópia deste Backup é levado ou replicado para outras localidades afinal se houver um assalto ou um incêndio, sua empresa deve voltar a operar, digamos, em alguns minutos? Não? Então lamento informar, mas você e sua empresa não tem Disaster Recovery.

Nós brasileiros, somos otimistas. As vezes otimistas demais.

Quando alguém fala de Disaster Recovery, alguns de nós dizemos que não é necessário; que nunca vai acontecer nada demais; que somos flexíveis e conseguiremos "levantar" novos servidores e colocar os dados "atualizados" em poucas horas. Hummm... talvez alguns poucos dias.

Mas como fica o faturamento da empresa enquanto você tentar ajeitar tudo? E quanto a estes "dados atualizados" você quer dizer que o último Backup foi ontem à noite. Ok, "bem" atualizado.

wow zerto

Muito bem, agora vamos falar sério.

Se sua empresa fatura um milhão ou mais por dia, você deveria estar pensando seriamente em um plano de recuperação de desastres, ou Disaster Recovery Plan, ou DRP pois é isto o que sua empresa pode perder em caso de um desastre em seu Data Center.

Até há pouco tempo, você precisava de Storage ou Software caros e especializados, uma localidade remota, um link considerável, além de bastante trabalho para manter tudo em ordem. E como tudo isto custa dinheiro, em tempo de redução de custos, só nos resta sermos otimistas, certo?

Errado.

Se seu ambiente é totalmente virtualizado (ou você está caminhando nesta direção) então você pode implementar Disaster Recovery muito mais fácil, rápido e com menos dinheiro que você imagina utilizando Zerto.

Zerto é uma solução de Disaster Recovery baseada em hipervisor e nuvem que pode ser totalmente automatizada. Funciona com VMware ou Hyper-V, é independente de Storage.

zerto disaster recovery

Com Zerto todas as suas máquinas virtuais são continuamente replicadas para uma ou mais localidades remotas e/ou para a nuvem da Microsoft (Azure) ou da Amazon (AWS). A replicação é quase síncrona, isto é, você vai perder apenas de 10 a 20 segundos de dados em casos de desastres. (Isto é o RPO ou Recovery Point Objetive)

E o tempo para "levantar" os servidores na outra localidade ou na Nuvem? Apenas alguns minutos. (Isto é o RTO, Recovery Time Objetive)

E quanto ao endereçamento IP, DNS e todos estes detalhes? Dá para programar scripts e tarefas para executar tudo de maneira automática, fácil, rápido, confiável.

E tudo isto sem precisar de nenhum link dedicado de alta capacidade: a partir de 10 Mbps, para poucas VMs, é possível cumprir o RTO de alguns segundos.

Ok. Eu como eu vou ter certeza que tudo vai funcionar direito? Você pode executar um Disaster Recovery Test que mantem toda a produção intacta e cria o ambiente recuperado em uma bolha isolada, para você testar tudo.

Quer saber mais? Então veja este Vídeo gravado de um Webinar da Zerto incluindo um demo ao vivo: https://www.bravotecnologia.com.br/videos-e-webinars-gravados/531-zerto-disaster-recovery-quase-sincrono-independente-de-nuvem-snapshot-e-storage. Ou ligue para a Bravo Tecnologia em (11)5543-2020.

# #