1 linkedin  4 youtube  3 facebook  2 slideshare  5 twitter  7 google plus    

As expectativas sobre a Tecnologia da Informação continuam sendo: abraçar a inovação, reduzir os riscos, implementar sistemas e infraestrutura mais rapidamente e manter a conformidade. E tudo isto sempre dentro do orçamento, cada vez mais pressionado, especialmente no Brasil atual.

SonicWall Security Solutions

network security

Enquanto isto, as ameaças continuam presentes: as tentativas de intrusão crescem ano a ano e, pior, os ataques estão mais agressivos, principalmente com a advento do temido Ransomware.

E quanto aos desafios da segurança da informação? Muitas empresas estão sofrendo com múltiplas soluções de segurança em silos, não integradas ou estão arcando com os custos de sistemas de SIEM para integrá-las. Outra “inovação” que pode trazer muitos problemas de segurança é o BYOD mas há mais problemas vindo por aí, como o IoT - Internet das coisas.

Neste cenário muitos gestores de tecnologia da informação e de segurança da informação têm manifestado importantes preocupações de como proteger suas redes, cada dia mais complexas, de malwares e invasões, especialmente de fontes internas.

Também falta visão e controle sobre os dispositivos móveis utilizados por colaboradores internos e remotos além de parceiros de negócios, como por exemplo, prestadores de serviço que fazem ajustes em sistemas a partir de suas localidades (será que eles estão tão preocupados com segurança da informação quanto sua empresa?).

Sem falar nos visitantes que em algumas empresas ainda acessam as redes compartilhando senhas, sem registo individual de usuários.

Um problema muito comum em qualquer empresa é o eterno embate entre a tecnologia e segurança. Todos na empresa querem acelerar e entregar tudo o mais rápido possível, então é comum analistas de tecnologia especialmente em empresas de pequeno e médio porte sugerirem, “desativa o firewall/antivírus que vai mais rápido”.

E no outro extremo, quando empresas mais estruturadas em termos de segurança da informação implementam segurança a todo custo, sem nenhuma preocupação com performance ou usabilidade fazendo com que tudo fique muito lento e improdutivo.

Em empresas que tem muitas localidades distribuídos, como varejo, também ocorrem problemas. Muitas vezes a segurança postula que a empresa deve ter um único gateway de conexão entre o ambiente interno e o externo, preferivelmente na sede da empresa ou em seu data center principal para facilitar a implementação ode políticas.

Mas isto exige que a empresa invista em uma rede MPLS para integrar as localidades e isto pode estar trazendo um custo incompatível com os orçamentos de muitas empresas. Daí parte-se para implementar firewalls interconectados por VPNs em todas as localidades. Uma solução elegante, mas que traz grandes desafios de gerenciamento.

Por fim, algo que permeia os últimos parágrafos: tudo isto custa muito dinheiro e as empresas estão muito sensíveis a gastar mais nestes dias. Os gestores buscam por uma solução simples, eficaz e de custo aceitável.

A SonicWall pode ajudar

Com um portfólio pensado para empresas que precisam de segurança de alto nível, não querem comprometer desempenho e não podem dispor de altos investimentos, a SonicWall pode ajudar muitas empresas a superar estes desafios.

As soluções englobam Next Generation Firewall ou Firewall de próxima Geração que já integram segurança Wireless inclusive com gerenciamento de usuários e senhas com tempo de vida pré-determinado e que podem incorporar múltiplos sandbox baseado em nuvem.

As soluções de identidade e segurança de acesso complementam a solução. E tudo isto pode ser gerenciado por uma plataforma única e escalável capaz de gerenciar com facilidade um grande número de dispositivos.

Se sua empresa já dispõe de uma solução de Next Generation Firewall convém verificar alguns pontos de atenção. Por exemplo, quais as inovações que seu firewall dispõe para proteger sua empresa contra as mais recentes ameaças.

Outra questão é se sua solução atual dispõe de mecanismo para mostrar o tráfego de maneira mais profunda, incluindo as aplicações atualmente em uso. Um ponto crucial é seu firewall tem a capacidade de decifrar tráfegos criptografados como HTTPS, SSL ou TTLS para buscar tentativas de intrusão escondidas.

Pense bem: se seu firewall atual não faz isto, ele está deixando passar sem nenhuma analise mais de 65% do tráfego atual. E quanto ao desempenho. Está havendo impacto em seus negócios?

Se sua empresa dispõe de rede Wireless para visitantes ou BYOD é preciso também questionar se a segurança de Wireless está sendo contemplada. E quanto aos funcionários e prestadores de serviço remotos? Eles podem acessar sua rede a qualquer hora? De qualquer lugar? E acessar qualquer recurso?

Soluções de Segurança da SonicWall

A SonicWall dispõe de uma linha complete de firewalls de próxima geração, ou Next Gen Firewalls, que vai desde o modelo SOHO, para pequenos escritórios e filiais, passando pelos equipamentos da linha TZ, NSA e finalmente chegando aos equipamentos da linha Supermassive que podem atender redes com muitos milhares de usuários simultâneos.

E todos os equipamentos da SonicWall podem ser adquiridos com 2 pacotes de segurança: o primeiro deles, tradicional, é o CGSS, que inclui prevenção de ameaças, inspeção profunda de tráfego inclusive criptografado, bloqueio de ameaças conhecidas e desconhecidas, impedimento contra ataques de intrusão, controle de sites web e de aplicações e segurança para rede sem fio. O outro pacote mais avançado, o AGSS, inclui todas estas proteções mais o capture: uma solução avançada de sandbox de 3 fabricantes distintos que protege seu ambiente contra as mais recentes ameaças avançadas ou APTs incluindo muitos casos de Ransomware. Vamos falar mais sobre Capture mais à frente.

Aqui um ponto importante a considerar: todos os dados de performance publicados pela SonicWall em seus datasheets referem-se sempre a utilização plena como Next Generation Firewall com análise profunda de 100% do tráfego. Muitos concorrentes trazem grandes números, mas mostram nas letras pequenas que a análise não é 100% ou que a proteção inclui apenas algumas camadas de segurança. Neste contexto muito cuidado ao comparar SonicWall com os equipamentos de outros fabricantes pois você pode estar adquirindo uma solução que não atende às suas demandas de performance e uma vez adquirido vai ficar difícil justificar o erro.

Quando ao acesso Móvel Seguro, é possível você especificar por exemplo quais aplicações cada usuário externo pode acessar. O acesso também é mais seguro pois podem ser integradas múltiplas opções de autenticação forte, minimizando o compartilhamento de senhas pelos usuários. Ainda mais, ao acessar, o ambiente verifica se o dispositivo remoto está íntegro ou não, evitando a entrada de malwares e intrusões.

Porque Escolher SonicWall

SonicWall produz soluções de segurança já há mais de 25 anos e é o líder em vendas de soluções para o mercado de pequenas e médias empresas (até 1000 usuários) em todo o mundo com mais de 3 milhões de equipamentos vendidos. Isto supera todos os outros 9 principais concorrentes juntos.

Quando você analisa os relatórios da NSS Labs tanto de Next Generation Firewall quando de IPS, você observa que a SonicWall é a única empresa que figura no quadrante dos líderes em todos os anos. Palo Alto, Fortinet, Juniper, Cisco e até a Check Point aparecem como líderes, mas não todos os anos.

Outro ponto que diferencia a solução é o Sandbox: a SonicWall é a única empresa que implementa um sandbox multimotor baseado em 3 fabricantes: Last Line, VMRAY e da própria SonicWall.

Outra questão fundamental é a tecnologia patenteada RFDPI ou reassembly free deep Packet Inspection, ou inspeção profunda de pacotes sem remontagem. Esta tecnologia é crucial para que a SonicWall apresente níveis de segurança excepcionais, sem impactos de performance e ao mesmo tempo que mantem os custos controlados. Para mais detalhes sobre esta tecnologia recomendamos ler o seguinte artigo: Qual é o futuro dos fabricantes de firewall baseados em ASIC? https://www.bravotecnologia.com.br/blog/111-qual-e-o-futuro-dos-fabricantes-de-firewall-baseados-em-asic.html.

# #