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Muitos clientes que têm Barracuda Antispam têm dúvidas avançadas sobre as melhores opções de configuração. Veja aqui algumas questões avançadas sobre Barracuda Antispam com respostas.

barracuda anti spam 12 camadas

Q. Como funcionam os filtros do Barracuda Antispam?

R. O Barracuda Antispam tem 12 filtros. Cada e-mail recebido passa em cada um destes filtros podendo ser bloqueado ou ser enviado ao próximo. Vários aspectos são analisados no cabeçalho e no corpo de cada e-mail em cada um destes filtros. A maioria dos filtros recebe informação em tempo real da Barracuda a fim de poder detectar todas as novas formas de spam e vírus. 

Q. como funciona a pontuação do Barracuda Antispam

R. As duas últimas camadas são pontuação e bayesiano. A pontuação, que pode ser ajustada para cada empresa, ajuda a definir o que é considerado spam, quarentena ou e-mail legítimo. Afrouxar a pontuação vai deixar passar mais spam mas nunca vai bloquear nenhum e-mail importante. Apertar a pontuação vai evitar a entrada de quase 100% dos spams mas pode mandar para a quarentena um ou outro e-mail importante. No modelo Barracuda Antispam 300 a pontuação é global. No modelo Barracuda Antispam 600, com mais capacidade e preço maior, existem opções ainda mais avançadas como por exemplo a pontuação que pode ser ajustada para cada usuário, individualmente.

Q. E o Bayesiano?

R. O Bayesiano é uma tecnologia baseada em inteligência artificial que ajusta a classificação da pontuação dada pela Barracuda com informações específicas de sua empresa. Desta forma, um e-mail de negócio, por ventura classificado com uma pontuação elevada pela Barracuda, pode sofrer descontos pelo bayesiano, permitindo a entrega. E, ao contrário, um e-mail de spam que por acaso tenha pontuado pouco, pode ter a pontuação ajustada para mais pelo bayesiano, possibilitando o bloqueio. Para ativar o bayesiano você deve escolher 200 e-mails diferentes que são spam e 200 e-mails diferentes que não são spam dos próprios e-mails que estão passando pelo seu Barracuda Antispam.

Q. O bayesiano pode ser configurado apenas de forma global ou é possível ter-se bayesianos pessoais, por usuário.

R. Qualquer Barracuda Spam Firewall modelos 300 ou acima permitem configurar um bayesiano global, e também por usuário. Neste caso o próprio usuário deve acessar o Barracuda Antispam e apontar, um sua lista própria lista de e-mails, o que é spam e o que não é spam. Isto pode demorar um pouco mais, pois os volumes individuais são menores, mas enquanto isto fica valendo o bayesiano global para este usuário.

Q. Porque alguns e-mails de senhas, reservas são bloqueados?

R. E-mail transacional é aquele e-mail automatizado de resposta de sistemas, como por exemplo, e-mail automático de reserva de voo, de troca de senha, etc. Os E-mails transacionais têm diversas características de spam: tem texto similares e são enviados para diversas empresas, continuamente, por isto pontuam mais pela Barracuda. Neste caso a pontuação destes e-mails fica próxima dos e-mails de spam que pontuam menos e fica mais difícil separá-los no Barracuda antispam.

Q. Qual a solução neste caso então.

R. Existem diversas ações para contornar este problema.

  1. Estes e-mails nunca são bloqueados. São enviados para a quarentena e os usuários podem receber avisos 1 ou 2 vezes por dia ou mesmo acessar suas quarentenas quando desejarem para resgatar estes e-mails. Eles clicam no botão ENTREGAR e os e-mails aparecem imediatamente em suas caixas postais. É muito fácil e não sobrecarrega a área de TI.

  2. Outra opção é, assim que o usuário assinar um novo serviço, ele deve proativamente, acessar o Barracuda Antispam e cadastrar o domínio em whitelist. Por exemplo, o usuário vai agendar um voo na azul. Antes de se cadastrar ele acessa o Barracuda Antispam com seu login, acessa sua whitelist e cadastra o dominio voeazul.com.br. Pronto!

  3. Você pode fazer (ou refazer) um bayesiano global em sua empresa. Isto pode melhorar muito, mas sempre poderá haver e-mails transacionais novos que não foram classificados, incorrendo no mesmo problema, mas menos frequentemente. Para se fazer um bayesiano será necessário contar com apoio de diversas pessoas dentro da empresa para ajudar a apontar e-mails que são e que não são spam. Recomendamos fazer isto em uma sexta feira as 3:00 pm por exemplo. E às 6 pm estaria tudo concluído. Neste período pode-se se observar um aumento no quantidade de spam, caso você esteja refazendo o bayesiano. Por fim nos dias seguintes pode ser necessário continuar com o processo apenas para incluir um ou outro tipo de e-mail adicional, nada crítico.

Q. Tem um procedimento geral para deixar o Barracuda Antispam na melhor maneira possível?

R. sim, segue o procedimento:

  1. Ative Proteção contra Spoof de Remetente: bloquear e-mails falsos do seu próprio domínios. Tenha certeza de que não existam sistemas ou usuários remotos enviado e-mail com seu domínio.

  2. Ative análise de SPF: bloquear de e-mails falsos de empresas: Bancos, Cartões de Crédito, etc. Pode haver problemas muito pontuais por responsabilidade de terceiros que não configurar seus SPF de acordo.

  3. Inclua e-mails/domínios dos parceiros de negócios em whitelist (consulte seu CRM). A Bravo Tecnologia pode ajudar como manipulação destas listas para ajudar a converter e-mails em domínios.

  4. Inclua palavras muito específicas do seu negócio/empresa em whitelist. (marcas, produtos, telefones, endereços, CNPJ, I.E., CPFs de pessoas chave, contas, registros, sempre expressões específicas).

  5. Configure Bayesiano (200+ Emails Spam e 200+ E-mails Não Spam – consulte os gerentes). Isto vai permitir que a pontuação seja apertada sem bloquear e-mails válidos.

  6. Reduza Paulatinamente a Pontuação de Bloqueio até 1 (típico) ou menos. Considere usar Quarentena para evitar bloqueio de falsos positivos. Usuários poderão consultar suas quarentenas sempre que desejarem.

  7. Continue alimentando o Bayesiano (de tempos em tempos e antes de reduzir pontuação). Uma boa prática é classificar alguns e-mails em quarentena uma vez por semana.

Q. E se eu tiver mais dúvidas?

Mande um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. que responderemos.

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