1 linkedin  4 youtube  3 facebook  2 slideshare  5 twitter  7 google plus    

Um bom número de clientes que já me questionou sobre Backups somente em nuvem com objetivo de redução de custos e eu sempre dou a mesma resposta: não é uma boa ideia.

Porque o Backup somente em nuvem não é uma boa ideia

Para ilustrar isto, vamos imaginar o seguinte cenário: uma empresa média, com 500 usuários, que deseja um sistema de Backup rápido e confiável para os dados de seus Data Centers locais em São Paulo e no Rio de Janeiro.

 

backup nuvem

 

O inventário do site principal desta empresa em São Paulo é o seguinte:

  • 400 usuários com desktops e notebooks diversos
  • 2 servidores de Active Directory
  • 3 servidores de Arquivos: dois Windows e um Samba totalizando 1,9 Terabytes
  • 2 servidores de aplicações: um Sistema de Cotações e um Financeiro com 100 Gigabytes
  • 3 servidores de Bancos de Dados: dois SQL Server e um Oracle totalizando 200 Gigabytes
  • Outros equipamentos como Firewall, Wireless, etc.
  • Link Internet dedicado com 20 Mbps com VPN para o Rio de Janeiro

E no site do Rio de Janeiro:

  • 100 usuários com desktops e notebooks diversos
  • 1 servidor de Active Directory
  • 1 servidor de Arquivos Windows totalizando 500 Gigabytes
  • Outros equipamentos como Firewall, Wireless, etc.
  • Link Internet dedicado com 10 Mbps com VPN para São Paulo

Em nuvem a empresa possui os seguintes serviços:

  • Office 365 apenas utilizando Exchange On Line para 500 caixas postais
  • Salesforce

Fizemos um levantamento e identificamos que a massa de dados que se altera em São Paulo varia de 50 a 150 Gigabytes por dia enquanto que no Rio é de apenas 5 Gigabytes. Vamos considerar a janela de Backup de 8 horas em dias de semana e 24 horas aos sábados e domingos.

O Backup da massa de dados inicial em São Paulo com um total de 2,2 Terabytes é equivalente a 2.200.000 Megabytes ou 17.600.000 Megabits. Com uma banda de 20 Megabits por segundo para a Internet seriam necessários 880.000 segundos para o primeiro Backup, ou seja, 244 horas.

Supondo a Janela definida acima, precisaríamos de 19 dias corridos para completar a tarefa inicial, cuidando para pausar o Backup nos horários comerciais.

Uma vez com o Backup inicial concluído devemos prosseguir com as mudanças que ocorreram neste interim: como se passaram 17 dias, as alterações poderiam chegar a 17 vezes 100 Gigabytes (considerando um valor médio entre 50 e 150 Gigabytes), ou seja 1,7 Terabytes que é praticamente igual ao volume inicial.

Desta forma podemos concluir que neste exemplo estaríamos atrasados sempre uns 17 dias na tarefa de manter os dados protegidos.

Agora o pior de tudo, imagine que você teve um desastre e precisa fazer o restore de todos os seus dados. Dizer que vai demorar pouco mais de 15 dias para fazer o restore completo a partir da nuvem não vai deixar ninguém feliz em sua empresa.

Como tudo isto não é nem um pouco aceitável, fique longe de qualquer ideia de Backup somente em nuvem. Vamos considerar então uma solução de Backup em Disco com Replicação em Nuvem da Barracuda Networks.

barracuda backup disco nuvem

Instalamos um Appliance com 4 Terabytes em São Paulo (para já considerar o crescimento dos dados ao longo dos próximos anos) e um outro, no Rio de Janeiro, com capacidade de 1 Terabytes. Ambas as soluções já vieram licenciadas para replicar os dados em nuvem.

cloud backup 2

O Backup em disco pode ser agendado para rodar continuamente, a cada 2 horas, em ambas as localidades. A solução monitora o stress que está causando nos discos dos servidores e regula sua velocidade de modo que ninguém percebe que o backup está ocorrendo.

Desta forma, mesmo que ocorra uma perda total, você terá os seus dados 2 horas desatualizado, no máximo.

cloud backup 2

Todos os dados do cliente, arquivos Linux e Windows, banco de dados SQL e Oracle, e-mail do Office 365, seja em servidores físicos ou virtuais podem ser backupeados. E a solução da Barracuda não cobra taxas adicionais por agentes. Você pode proteger o que e o quanto você quiser.

cloud backup 4

Os dados são salvos com desduplicação nos discos dos appliances e em poucas horas temos um backup completo pois, como a operação é local, não há limitação de banda.

cloud backup 5

Em paralelo, já começa a ocorrer a replicação para a nuvem. Neste caso implementamos uma política mais eficiente sem limitação fora do horário comercial e limitado à 30% da banda disponível no horário normal de trabalho.

Veja abaixo como é simples configurar isto.

cloud backup 6

Desta forma em poucos dias, com a desduplicação e a compressão em eficiência máxima, os dados da nuvem já estariam sincronizados.

Após isto, haveria quase nenhum desalinhamento porque apenas os bytes modificados a cada duas horas teriam que ser enviados. Observe o gráfico abaixo e a esquerda mostrando as pendências de transferência para a nuvem.

cloud backup 7

Para saber mais sobre Barracuda Backup veja o vídeo do nosso último Webinar gravado incluindo demo ao vivo (https://www.youtube.com/watch?v=i6D2ehye00A):

cloud backup 8

E se desejar saber mais sobre a solução, ligue para (11)5543-2020 opção 5 ou fale conosco via Web clicando em https://www.bravotecnologia.com.br/contato.

# #