BLOG

Analista desconecta cabos errados e deixa Cloudflare fora do ar

 

 

cloudflare logo

Interrupção parcial na Cloudflare por 4 horas

Uma grande interrupção da Cloudflare, uma Rede de distribuição de conteúdo (CDN), na última quarta-feira, dia 15 de Março de 2020, foi provocada por um analista que desconectou alguns cabos que não deveria ter tocado de um rack que fornecia “toda a conectividade externa a outros datacenters do Cloudflare”.

Este importantes cabos estavam no mesmo Rack com equipamentos obsoletos que estava programado para ser desativado. Enquanto muitos serviços principais, como a rede Cloudflare assim como os serviços de segurança da empresa, não sofreram qualquer qualquer impacto, o erro afetou a API e a gerência de diversos serviços, incluindo tarefas básicas como, por exemplo, acesso ao painel de gerência de DNS. Surpreendentemente todos estes serviço ficaram foram do ar por mais de quatro horas.

CEO admite erro de desorganização

Matthew Prince, CEO da Cloudflare, descreveu o erro como “doloroso” e admitiu que “nunca deveria ter acontecido”. A empresa é bem conhecida bem como geralmente apreciada por fornecer resposta a incidentes extremamente francas. veja em https://blog.cloudflare.com/cloudflare-dashboard-and-api-outage-on-april-15-2020/ 

Ele continua explicando que “Embora a conectividade externa tenha diversos provedores com conexões a diferentes datacenters, todas as conexões passavam por apenas um patch panel, criando um único ponto físico de falha”, ele também reconheceu que a identificação dos cabos não era boa o que também contribuiu para atrasar o tempo de correção e comentou que “devemos tomar medidas para garantir que os vários cabos e painéis sejam rotulados para identificação rápida por qualquer pessoa que trabalhe para corrigir o problema.”

Mas o Cloudflare não está sozinho em passar por incidentes de data center como este. O Google Cloud recentemente admitiu que perda de pacotes e limitações de CPU em servidores em um único rack inicialmente pareciam um mistério. Uma investigação física mais próxima revelou a resposta: o rack inclinou-se devido a uma falha física em sua estrutura de sustentação. Isto ocasionou problemas de fluxo de ar assim como um superaquecimento.

 

Veja mais artigos como este em em https://www.bravotecnologia.com.br/blog

Gostou do artigo? Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Sophos firewall Cyber Security

A Sophos evolui para enfrentar todos os novos desafios, protegendo mais de 400.000 organizações de todos os tamanhos em mais de 150 países das ameaças cibernéticas mais avançadas da atualidade. Desenvolvidas pela SophosLabs, as soluções da Sophos são nativas da nuvem, aprimoradas por IA e são capazes de se adaptar e evoluir para proteger endpoints e redes contra táticas e técnicas cibercriminosas jamais vistas.

Histórico

A Sophos começou a produzir produtos antivírus e de criptografia há quase 30 anos. Hoje, os produtos da Sophos ajudam a proteger as redes usadas por 100 milhões de pessoas em 150 países e 100.000 empresas. Veja o que nossos clientes e parceiros têm a dizer sobre seus sucessos: https://www.sophos.com/en-us/company.aspx

Produtos que funcionam

Os produtos da Sophos permitem proteger todos os endpoinds da sua rede, de laptops a desktops e servidores físicos ou virtuais, tráfegos de Web e email e dispositivos móveis. Além disso, a proteção para estes dispositivos é possível graças a produtos que atendem às suas necessidades precisas. A Sophos garante a segurança da sua rede, fornecendo a única coisa que ninguém mais pode: Simplicidade.

A ajuda (de fato) está disponível quando você precisa

A equipe de suporte da Sophos é auditada e aprovada de forma independente pelo SCP (Service Capability & Performance Support Standard). As operações de suporte “follow-the-sun” (Reino Unido, EUA, Austrália) fornecem suporte 24/7 em inglês.

proofpoint anti spam Cyber Security

O que diferencia a Proofpoint

E-mail, mídias sociais e dispositivos móveis são as ferramentas profissionais – e para os cibercriminosos, as ferramentas para atacar. Proofpoint protege pessoas, dados e sua marca contra ameaças avançadas e riscos de conformidade.

Um conjunto comprovado de soluções

As soluções da Proofpoint impedem 99% dos ataques baseados em anexos. Todos os dias, são detectados e bloqueados ameaças avançadas e riscos de conformidade em mais de 600 milhões de e-mails, mais de 7 milhões de aplicativos móveis e centenas de milhares de contas de mídia social.

Velocidade e inovação habilitadas para nuvem

As soluções da Proofpoint são construídas em uma plataforma avançada de nuvem que combina velocidade e inovação. Os clientes da Proofpoint implantam, adaptam e atualizam mais rapidamente do que as ferramentas locais para manter você à frente das ameaças mais recentes. Por exemplo, uma organização de 360.000 usuários implantou recentemente nossas soluções em apenas 48 horas.

inteligência e visibilidade de longo alcance

Nenhum outro fornecedor de segurança cibernética possui uma plataforma global de inteligência que abrange e-mail, redes sociais e dispositivos móveis. A Proofpoint analisa mais de 100 bilhões de pontos de dados por dia. Isso fornece a visibilidade crítica necessária para entender um ataque – e o insight para resolvê-lo de maneira rápida e eficaz.

A história da Proofpoint

Eric Hahn, ex-CTO da Netscape, fundou a empresa em 2002. Desde então, cresceu para mais de 2500 funcionários, atendendo a mais de 4.000 empresas em todo o mundo. A empresa tornou-se pública em abril de 2012, negocia na NASDAQ e registrou receita de US $ 717 milhões em 2018.

Hoje, a Proofpoint está sediada em Sunnyvale, Califórnia e tem escritórios adicionais na Austrália, Canadá, França, Alemanha, Israel, Japão, Holanda, Reino Unido, Estados Unidos (Califórnia, Colorado, Indiana, Texas, Utah).