BLOG

Data Storage

O que é Data Storage?

Data Storage
Data Storage

Data storage é o método coletivo e a tecnologia que captura e retém informações digitais em mídias de armazenamento eletromagnéticas, ópticas ou baseadas em silício.

O armazenamento é um componente essencial dos dispositivos digitais. Consumidores e empresas passaram a contar com ele para preservar informações que variam de fotos pessoais a informações críticas dos negócios.

Uma breve história dos dispositivos de armazenamento de dados

A melhor história sobre dispositivos de armazenamento de dados estão em “From Pots and Vats to Programs and Apps: How Software Learned to Package Itself.

Nele, Haff e Henry descrevem como um trabalhador têxtil de 1725 programava teares usando cartões perfurados inspirados nos cilindros de órgãos automatizados. Os cartões perfurados alimentaram informações em um computador do século XIX como parte do censo de 1890 nos EUA. Eles permaneceram populares até o início da era das unidades de fita magnética na década de 1950. A partir daí, o tamanho das unidades de fita magnética diminuiu até se tornarem fitas cassete.

Logo antes da década de 1970, a IBM lançou o disquete – que era usado para quase tudo. Disquetes inicializaram mainframes, aplicativos de software armazenados e foram o único dispositivo de armazenamento persistente disponível até as unidades de disco rígido (HDDs) ficarem baratas. HDDs evoluiram para discos compactos (CDs) nos anos 80. As unidades de estado sólido (SSDs) substituíram os discos giratórios por chips sólidos e memória flash. O armazenamento em flash agora se encaixa nos nossos bolsos como unidades flash que contêm cópias impressas de tudo o que queremos ou precisamos.

Benefícios do armazenamento online

Um dos maiores benefícios do armazenamento online é a capacidade de acessar dados de qualquer lugar. À medida que o número de dispositivos que uma pessoa comum usa continua a crescer, a sincronização ou transferência de dados entre dispositivos se torna mais importante. Além de ajudar a transferir dados entre dispositivos, o armazenamento de dados online também oferece a capacidade de compartilhar arquivos entre diferentes usuários. Isso é particularmente útil para usuários corporativos, embora também seja popular entre os consumidores que desejam compartilhar fotos, vídeos e materiais semelhantes.

O armazenamento de dados on-line também oferece vantagens distintas para situações de backup e recuperação de desastre, porque está localizado fora do local. Neste caso os backups no local podem ser danificados, mas os backups on-line não serão afetados, a menos que o desastre seja muito generalizado.

No entanto, o armazenamento de dados on-line tem algumas desvantagens em potencial. Algumas pessoas se preocupam com a segurança dos serviços de armazenamento em nuvem e alguns fornecedores experimentam interrupções significativas de tempos em tempos. Tudo isto leva a preocupações com a confiabilidade.

Por que o Data Storage é importante

Destacando a importância do armazenamento, há uma constante subida na geração de novos dados, atribuível à big data e à profusão de dispositivos de Internet das Coisas (IoT).

Os sistemas de armazenamento modernos exigem recursos aprimorados para permitir que as empresas apliquem inteligência artificial (AI) habilitada para aprendizado de máquina para capturar esses dados, analisá-los e extrair o máximo valor deles.

Scripts de aplicativos maiores e análises de banco de dados em tempo real contribuíram para o advento de sistemas de armazenamento altamente densos e escalonáveis, incluindo armazenamento computacional de alto desempenho, infraestrutura convergente, sistemas de armazenamento compossíveis, infraestrutura de armazenamento hiperconvergente, rede de expansão e expansão armazenamento anexado (NAS) e plataformas de armazenamento de objetos.

Até 2025, espera-se que sejam gerados 163 zettabytes (ZB) de novos dados, de acordo com um relatório da empresa de analistas de TI IDC. Essa estimativa representa um potencial aumento de dez vezes dos 16 ZB produzidos até 2016.

Como o Data Storage funciona

O termo armazenamento pode se referir aos dados de um usuário em geral e, mais especificamente, aos sistemas integrados de hardware e software usados ​​para capturar, gerenciar e priorizar os dados. Isso inclui informações em aplicativos, bancos de dados, data warehouses, arquivamento, dispositivos de backup e armazenamento em nuvem.

As informações digitais são gravadas para direcionar a mídia de armazenamento através do uso de comandos de software. A menor unidade de medida na memória do computador é um pouco, descrita com um valor binário de 0 ou 1, de acordo com o nível de tensão elétrica contido em um único capacitor. Oito bits compõem um byte.

Outras medidas de capacidade a saber são:

  • kilobit (Kb)
  • megabit (Mb)
  • gigabit (Gb)
  • terabit (Tb)
  • petabit (Pb)
  • exabit (Eb)

Medidas maiores incluem:

  • kilobyte (KB) igual a 1.024 bytes
  • megabyte (MB) igual a 1.024 KB
  • gigabyte (GB) igual a 1.024 MB
  • terabyte (TB) igual a 1.024 GB
  • petabyte (PB) igual a 1.024 TB
  • exabyte (EB) igual a 1.024 PB

Poucas organizações exigem um único sistema de armazenamento ou sistema conectado que possa atingir um exabyte de dados, mas existem sistemas de armazenamento que podem ser escalados para vários petabytes.

Os requisitos de capacidade de armazenamento de dados definem a quantidade de armazenamento necessária para executar um aplicativo, um conjunto de aplicativos ou conjuntos de dados. Os requisitos de capacidade levam em consideração os tipos de dados. Por exemplo, documentos simples podem exigir apenas kilobytes de capacidade, enquanto arquivos com muitos gráficos, como fotografias digitais, podem ocupar megabytes, e um arquivo de vídeo pode exigir gigabytes de armazenamento. Os aplicativos de computador geralmente listam os requisitos de capacidade mínimos e recomendados necessários para executá-los.

Em um disco eletromecânico, os bytes armazenam blocos de dados nos setores. Um disco rígido é um prato circular revestido com uma fina camada de material magnético. Enquanto gira, os dados são gravados na superfície do disco usando cabeças de gravação magnéticas. Um braço atuador de alta velocidade posiciona a cabeça de gravação no primeiro espaço disponível no disco, permitindo que os dados sejam gravados de forma circular.

Um setor em um disco padrão tem 512 bytes. Os recentes avanços no disco incluem gravação magnética shingled, na qual as gravações de dados ocorrem de maneira sobreposta para aumentar a densidade de área do prato.

SSDs

Em unidades de estado sólido (SSDs), os dados são gravados no flash NAND em pool, projetado com transistores de porta flutuante que permitem que a célula retenha uma carga elétrica. Um SSD não é tecnicamente um drive, mas exibe características de design semelhantes a um circuito integrado, com potencialmente milhões de nano transistores colocados em chips de silício do tamanho de milímetros.

As cópias de dados de backup são gravadas em dispositivos de disco com a ajuda de um sistema hierárquico de gerenciamento de armazenamento. E, embora menos comumente praticada do que nos anos anteriores, a tática de algumas organizações continua a gravar dados de backup baseados em disco em fita magnética como uma camada de armazenamento terciário. Essa é uma prática recomendada em organizações sujeitas a regulamentos legais.

Uma biblioteca de fitas virtuais (VTL) não usa nenhuma fita. É um sistema no qual os dados são gravados sequencialmente em discos, mas mantém as características e propriedades da fita. O valor de uma VTL é sua rápida recuperação e escalabilidade.

4 Métodos de Data Storage para empresas

Data Storage local

Pode-se chamar isso de método original de armazenamento de dados, uma solução de dados local geralmente envolve servidores pertencentes e gerenciados pela própria organização.

Data Storage – Cloud pública

Para muitas pequenas e médias empresas, pode não haver muito sentido investir em hardware caro para armazenar dados. A migração de todas as suas operações de dados para um provedor de nuvem pública, seja por meio de uma estratégia de elevação e mudança ou por uma migração mais especializada, pode oferecer uma enorme versatilidade e outros benefícios. As soluções de nuvem pública são geralmente bastante escalonáveis, facilitando o provisionamento de mais recursos de armazenamento ou computação conforme necessários.

O fácil acesso à nuvem também permite que os funcionários utilizem dados de praticamente qualquer lugar, o que é um grande benefício para organizações com forças de trabalho remotas.

As arquiteturas de nuvem pública também capacitam estratégias de computação de ponta usadas por empresas no mercado da Internet das Coisas (IoT), ajudando-os a ampliar seu alcance de rede para áreas de difícil acesso e minimizar a latência.

Data Storage – Cloud Privada

As soluções de armazenamento em nuvem não são isentas de inconvenientes. Embora as nuvens públicas levem a segurança a sério, a natureza aberta do ambiente dificulta a proteção de dados confidenciais contra acesso não autorizado. Para empresas que não podem se arriscar, as implantações de nuvem privada implementadas por meio de um datacenter virtualizado oferecem níveis de segurança muito maiores, especialmente quando combinados com protocolos de criptografia. De muitas maneiras, as nuvens privadas são uma forma de colocação, apenas nenhum hardware está envolvido. Os servidores virtualizados podem oferecer às empresas todos os benefícios do equipamento físico, além de serem muito mais fáceis de manter. Novas abordagens para a arquitetura de rede, como híbridas e mult nuvens, pode armazenar dados confidenciais em nuvens privadas seguras enquanto aproveita o poder de computação dos serviços de nuvem pública.

Data Storage – Colocation

Embora muitas organizações gostem da ideia de armazenar seus valiosos dados em equipamentos que eles possuem e controlam, não querem lidar com o incômodo contínuo de gerenciar esse equipamento.

As necessidades de energia bem como refrigeração podem ser difíceis de acomodar regularmente, e a implementação de novos serviços ou recursos em uma infraestrutura de TI pode ser desafiadora e demorada se forem gerenciados internamente.

Ao colocar o equipamento fora do local com um data center, as empresas podem obter os benefícios da versatilidade assim como dos serviços de um data center, mantendo o controle completo sobre seus dados.

Em vez de lidar com custos operacionais variáveis, os clientes de colocation se beneficiam de preços previsíveis para energia e refrigeração. As opções de conectividade dos datacenters permitem que eles incorporem facilmente novos recursos em sua infraestrutura de rede, enquanto os protocolos robustos de segurança e conformidade de um ambiente de datacenter fornecem proteções que podem ser mais difíceis para uma empresa implementar internamente. Dessa forma uando o suporte de mãos remotas é adicionado ao mix para atender às necessidades de TI de uma empresa 24x7x365, o colocation oferece um excelente método de armazenamento de dados para muitas empresas.

Mais informações

Soluções Bravo Tecnologia para Data Storage – https://www.bravotecnologia.com.br/solucoesstorage/

Gostou do artigo? Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Sophos firewall Cyber Security

A Sophos evolui para enfrentar todos os novos desafios, protegendo mais de 400.000 organizações de todos os tamanhos em mais de 150 países das ameaças cibernéticas mais avançadas da atualidade. Desenvolvidas pela SophosLabs, as soluções da Sophos são nativas da nuvem, aprimoradas por IA e são capazes de se adaptar e evoluir para proteger endpoints e redes contra táticas e técnicas cibercriminosas jamais vistas.

Histórico

A Sophos começou a produzir produtos antivírus e de criptografia há quase 30 anos. Hoje, os produtos da Sophos ajudam a proteger as redes usadas por 100 milhões de pessoas em 150 países e 100.000 empresas. Veja o que nossos clientes e parceiros têm a dizer sobre seus sucessos: https://www.sophos.com/en-us/company.aspx

Produtos que funcionam

Os produtos da Sophos permitem proteger todos os endpoinds da sua rede, de laptops a desktops e servidores físicos ou virtuais, tráfegos de Web e email e dispositivos móveis. Além disso, a proteção para estes dispositivos é possível graças a produtos que atendem às suas necessidades precisas. A Sophos garante a segurança da sua rede, fornecendo a única coisa que ninguém mais pode: Simplicidade.

A ajuda (de fato) está disponível quando você precisa

A equipe de suporte da Sophos é auditada e aprovada de forma independente pelo SCP (Service Capability & Performance Support Standard). As operações de suporte “follow-the-sun” (Reino Unido, EUA, Austrália) fornecem suporte 24/7 em inglês.

proofpoint anti spam Cyber Security

O que diferencia a Proofpoint

E-mail, mídias sociais e dispositivos móveis são as ferramentas profissionais – e para os cibercriminosos, as ferramentas para atacar. Proofpoint protege pessoas, dados e sua marca contra ameaças avançadas e riscos de conformidade.

Um conjunto comprovado de soluções

As soluções da Proofpoint impedem 99% dos ataques baseados em anexos. Todos os dias, são detectados e bloqueados ameaças avançadas e riscos de conformidade em mais de 600 milhões de e-mails, mais de 7 milhões de aplicativos móveis e centenas de milhares de contas de mídia social.

Velocidade e inovação habilitadas para nuvem

As soluções da Proofpoint são construídas em uma plataforma avançada de nuvem que combina velocidade e inovação. Os clientes da Proofpoint implantam, adaptam e atualizam mais rapidamente do que as ferramentas locais para manter você à frente das ameaças mais recentes. Por exemplo, uma organização de 360.000 usuários implantou recentemente nossas soluções em apenas 48 horas.

inteligência e visibilidade de longo alcance

Nenhum outro fornecedor de segurança cibernética possui uma plataforma global de inteligência que abrange e-mail, redes sociais e dispositivos móveis. A Proofpoint analisa mais de 100 bilhões de pontos de dados por dia. Isso fornece a visibilidade crítica necessária para entender um ataque – e o insight para resolvê-lo de maneira rápida e eficaz.

A história da Proofpoint

Eric Hahn, ex-CTO da Netscape, fundou a empresa em 2002. Desde então, cresceu para mais de 2500 funcionários, atendendo a mais de 4.000 empresas em todo o mundo. A empresa tornou-se pública em abril de 2012, negocia na NASDAQ e registrou receita de US $ 717 milhões em 2018.

Hoje, a Proofpoint está sediada em Sunnyvale, Califórnia e tem escritórios adicionais na Austrália, Canadá, França, Alemanha, Israel, Japão, Holanda, Reino Unido, Estados Unidos (Califórnia, Colorado, Indiana, Texas, Utah).