BLOG

Hiperconvergência O que é ?

hiperconvergência

Hiperconvergência combina armazenamento, computação e rede em um único sistema, em um esforço para reduzir a complexidade do data center assim como aumentar a escalabilidade. As plataformas hiperconvergentes incluem um hipervisor para computação virtualizada, armazenamento definido por software bem como rede virtualizada.

Geralmente são executadas em servidores padrão disponíveis no mercado ou apliances projetados para melhor performance e eficiência. Vários nós podem ser agrupados em conjunto para criar pools de recursos de computação assim como armazenamento compartilhado, projetados para consumo conveniente.

O hardware comum, de um único fornecedor, gera uma infraestrutura mais flexível e mais simples de gerenciar do que a infraestrutura de armazenamento empresarial tradicional. Para os líderes de TI que estão embarcando em projetos de modernização do data center, a hiperconvergência pode fornecer a agilidade da infraestrutura de nuvem pública sem abrir mão do controle do hardware em suas próprias instalações.

Como a Hiperconvergência difere da Infraestrutura Convergente?

A hiperconvergência adiciona níveis mais profundos de abstração assim como maiores níveis de automação. A infraestrutura convergente tem uma visão mais simples: envolve um pacote pré-configurado de software e hardware em um único sistema para gerenciamento simplificado. Em outras palavras, trata-se de infraestrutura tradicional fornecida como um pacote único. Assim sendo, os componentes de computação, armazenamento e rede são discretos bem como podem ser separados, ou substituidos.

Em um ambiente hiperconvergente, os componentes não podem ser separados. Os elementos definidos por software são implementados virtualmente, com integração perfeita no ambiente do hipervisor. Isso permite que as organizações expandam facilmente a capacidade implantando módulos adicionais.

Quais são os benefícios das soluções de infraestrutura hiperconvergentes?

A “Infraestrutura Hiperconvergente”, “Hiper Converged Infrastructure” ou HCI promete oferecer simplicidade, flexibilidade e escalabilidade quando comparada às soluções herdadas. Os sistemas de armazenamento, servidores bem como comutadores de rede integrados foram projetados para serem gerenciados como um sistema único, em todas as instâncias de uma infraestrutura hiperconvergente. Os recursos de gerenciamento inerentes permitem facilidade de uso assim como se espera que o armazenamento definido por software produza maior escalabilidade, eficiência de recursos bem como crescimento mais granular. As empresas podem começar pequenas e aumentar os recursos conforme necessário, simplesmente adicionando nós que incrementam simultaneamente o poder de processamento, memória e armazanamento. Os fornecedores também divulgam possíveis economias de custos em áreas como energia e espaço do data center, Operações de TI, assim como suprimir alguns softwares licenciados, como ferramentas de backup ou recuperação de desastre.

A hiperconvergência pode simplificar o armazenamento?

“O ponto principal da convergência é tornar a infraestrutura concentual e operacionalmente mais simples além de ganhos de agilidade, para que você possa se concentrar no que realmente está agregando valor ao negócio”, explicou Krishnan Badrinarayanan, diretor de marketing de produtos da Infraestruturas Hiperconvergentes, em entrevista ao ZDNet. “No nível fundamental, a hiperconvergência agrega valor na camada física, onde converge essas unidades de armazenamento, computação e rede, para que você possa construir essas plataformas de infraestrutura incrivelmente escaláveis, nas quais você confia à medida que seus aplicativos crescem, e à medida que a demanda de seus negócios cresce.”

O ideal mais amplo do denominado “Data Center Definido por Software”, “Software defined Data Center” ou SDDC é permitir que a configuração dos sistemas seja instantaneamente adaptada às necessidades das cargas de trabalho. Permitir que os programas definam como os sistemas funcionam, em vez de esquemas rígidos. A Hiperconvergência efetivamente não é SDDC. Em vez disso, o termo é usado para se referir a certas estratégias para implementar SDDC que envolvem a comoditização dos recursos do data center. O que tipifica a HCI é seu objetivo de consolidar todo o gerenciamento de data center sob um novo modelo comum que sustenta cargas de trabalho sobre peças – e, ao fazer isso, procuraria substituir as ferramentas mais comuns para o gerenciamento de sistemas atualmente, o “Gerenciamento de Infraestrutura de Data Center”, “Data Center Infrastructure Management” ou DCIM.

Incorporar ou Substituir?

Um ponto de discórdia entre os fornecedores é se uma HDI deve incorporar o armazenamento existente de um datacenter ou substituí-la completamente. Um dos fornecedores argumenta a favor da abordagem mais liberal: instituir o que chamam de DSF (Distributed Storage Fabric). Com essa abordagem, uma das VMs em execução em cada um de seus nós HCI é uma VM de controlador dedicada ao gerenciamento de armazenamento. Coletivamente, se supervisionam um pool de armazenamento virtualizado que incorpora discos rígidos convencionais existentes com matrizes de memória flash. Dentro desse pool, implementa seu próprio sistema de redundâncias e verificações de confiabilidade que elimina a necessidade de RAID convencional.

A abordagem do outro fornecedor, em comparação, é não poder querer eliminar o storage legado que continuaria a ser o principal da empresa. Em sua implementação mais recente de nós HCI, chamada VxRail, o fornecedor adota cuidadosamente uma camada de abstração que utiliza armazenamento definido por software (SDS), considera ser o principal elemento de qualquer verdadeira plataforma HCI.

A SDS, disse o vice-presidente deste fornecedor, “é muito mais flexível e é uma tecnologia de expansão. Quanto mais nós você adicionar ao seu ambiente, mais capacidade de armazenamento e mais desempenho de armazenamento você terá. E você pode escalar proporcionalmente com os recursos de computação que você está adicionando. A chave real é que ela se encaixa em um paradigma de gerenciamento: não tenho mais organizações assim como ferramentas diferentes que operam a infraestrutura de armazenamento versus a computação, a infraestrutura virtualizada é cada vez mais a infraestrutura de rede com software redes definidas. ”

 

Artigo na Wikipedia: https://en.wikipedia.org

 

Soluções de Hiperconvergência da Bravo Tecnologia: https://www.bravotecnologia.com.br

Gostou do artigo? Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Sophos firewall Cyber Security

A Sophos evolui para enfrentar todos os novos desafios, protegendo mais de 400.000 organizações de todos os tamanhos em mais de 150 países das ameaças cibernéticas mais avançadas da atualidade. Desenvolvidas pela SophosLabs, as soluções da Sophos são nativas da nuvem, aprimoradas por IA e são capazes de se adaptar e evoluir para proteger endpoints e redes contra táticas e técnicas cibercriminosas jamais vistas.

Histórico

A Sophos começou a produzir produtos antivírus e de criptografia há quase 30 anos. Hoje, os produtos da Sophos ajudam a proteger as redes usadas por 100 milhões de pessoas em 150 países e 100.000 empresas. Veja o que nossos clientes e parceiros têm a dizer sobre seus sucessos: https://www.sophos.com/en-us/company.aspx

Produtos que funcionam

Os produtos da Sophos permitem proteger todos os endpoinds da sua rede, de laptops a desktops e servidores físicos ou virtuais, tráfegos de Web e email e dispositivos móveis. Além disso, a proteção para estes dispositivos é possível graças a produtos que atendem às suas necessidades precisas. A Sophos garante a segurança da sua rede, fornecendo a única coisa que ninguém mais pode: Simplicidade.

A ajuda (de fato) está disponível quando você precisa

A equipe de suporte da Sophos é auditada e aprovada de forma independente pelo SCP (Service Capability & Performance Support Standard). As operações de suporte “follow-the-sun” (Reino Unido, EUA, Austrália) fornecem suporte 24/7 em inglês.

proofpoint anti spam Cyber Security

O que diferencia a Proofpoint

E-mail, mídias sociais e dispositivos móveis são as ferramentas profissionais – e para os cibercriminosos, as ferramentas para atacar. Proofpoint protege pessoas, dados e sua marca contra ameaças avançadas e riscos de conformidade.

Um conjunto comprovado de soluções

As soluções da Proofpoint impedem 99% dos ataques baseados em anexos. Todos os dias, são detectados e bloqueados ameaças avançadas e riscos de conformidade em mais de 600 milhões de e-mails, mais de 7 milhões de aplicativos móveis e centenas de milhares de contas de mídia social.

Velocidade e inovação habilitadas para nuvem

As soluções da Proofpoint são construídas em uma plataforma avançada de nuvem que combina velocidade e inovação. Os clientes da Proofpoint implantam, adaptam e atualizam mais rapidamente do que as ferramentas locais para manter você à frente das ameaças mais recentes. Por exemplo, uma organização de 360.000 usuários implantou recentemente nossas soluções em apenas 48 horas.

inteligência e visibilidade de longo alcance

Nenhum outro fornecedor de segurança cibernética possui uma plataforma global de inteligência que abrange e-mail, redes sociais e dispositivos móveis. A Proofpoint analisa mais de 100 bilhões de pontos de dados por dia. Isso fornece a visibilidade crítica necessária para entender um ataque – e o insight para resolvê-lo de maneira rápida e eficaz.

A história da Proofpoint

Eric Hahn, ex-CTO da Netscape, fundou a empresa em 2002. Desde então, cresceu para mais de 2500 funcionários, atendendo a mais de 4.000 empresas em todo o mundo. A empresa tornou-se pública em abril de 2012, negocia na NASDAQ e registrou receita de US $ 717 milhões em 2018.

Hoje, a Proofpoint está sediada em Sunnyvale, Califórnia e tem escritórios adicionais na Austrália, Canadá, França, Alemanha, Israel, Japão, Holanda, Reino Unido, Estados Unidos (Califórnia, Colorado, Indiana, Texas, Utah).