BLOG

Como Se Proteger Contra Ataques DDoS ?

DDos

O que é DDoS?

Então, o que exatamente é DDoS?

DDoS, abreviação de Distributed Denial Of Servisse (negação de serviço distribuída), é um ataque focado em tornar uma rede ou site indisponível para seus usuários. Isso geralmente é feito inundando o host de destino com inúmeras solicitações.

No DDoS, a origem do ataque é mais de um, geralmente centenas a milhares de endereços IP, diferente dos ataques DoS, nos quais geralmente envolve um único usuário. Os ataques DDoS são mais difíceis de desviar do que os ataques DoS, simplesmente devido ao grande volume de dispositivos que contribuem para o ataque.

Geralmente, existem dois tipos diferentes de ataques de Denial Of Service, que estão na camada de aplicativo e na camada de rede.

Existem alguns sites, como o Norse, uma rede de inteligência de ameaças e o Digital Attack Map, que oferecem uma visão geral em tempo real dos ataques atuais e atividades suspeitas da rede que ocorrem em todo o mundo a qualquer momento.

Os ataques distribuídos de Denial of Service (DoS) tornaram-se uma ameaça muito real para aqueles que realizam negócios na Internet. Os ataques DDoS representam a forma mais cara de crimes cibernéticos que resultam em perdas de milhões por ano e podem prejudicar sua presença on-line.

Atualmente, se você faz negócios on-line por meio do site ou tem outros ativos importantes on-line, a proteção contra esses ataques não é apenas crucial, mas é tão importante quanto outras implementações de segurança.

 

Como impedir ataques DDoS

 

É possível evitar um ataque DDoS com planejamento cuidadoso e medidas de segurança. A primeira coisa a entender é que os ataques DDoS podem ocorrer a qualquer um, mesmo que sua empresa seja pequena ou relativamente desconhecida.

Embora muitos ataques ocorram por razões políticas, problemas de reputação comercial ou por causa de trolls, empresas menores ainda podem ser alvo de hackers DDoS. Existem várias medidas que você pode usar para proteger seus negócios contra um ataque DDoS.

Uma maneira comum de mitigar um ataque DDoS é implementar a limitação de taxa. Isso significa que o número de solicitações que um servidor pode aceitar dentro de um certo período de tempo foi limitado. Embora esse seja um elemento útil da mitigação de DDoS, não funcionará ao lidar com ataques maiores e mais complexos.

Se tratando de impedir ataques DDoS em larga escala, o uso de um firewall de aplicativo da Web (WAF) e a difusão de rede Anycast é essencial.

Essencialmente, a rede Anycast dispersa o tráfego em uma ampla variedade de servidores, que por sua vez difunde o tráfego antes de chegar ao seu servidor.

Um WAF também pode ajudar a mitigar o Ataque da Camada 7 muito comum, colocando um conjunto de regras entre o servidor de origem e a Internet

 

Tenha um plano

Para começar, configure um plano de resposta DDoS. Implementar um plano significa percorrer seu sistema e solucionar possíveis vulnerabilidades de segurança, além de definir uma resposta clara da sua organização no caso de um ataque DDoS.

 

Alocar funções

Você deve ter uma equipe de resposta definida para seus datacenters, assim como para suas equipes de administração de rede ou TI. Certifique-se de que todos saibam o seu papel e com quem conversar, caso precisem escalar a situação e forneça uma lista de contatos internos e externos que podem ajudar.

 

Instale ferramentas de proteção

Verifique se você possui as ferramentas de proteção apropriadas instaladas para suas redes e aplicativos. Isso inclui ferramentas importantes como firewalls, software de monitoramento de rede, programas antivírus e anti-malware, bem como sistemas de monitoramento de ameaças. Com eles, você pode monitorar o tráfego da linha de base da rede e configurar alertas para comportamentos fora do comum.

 

Mantenha tudo atualizado

Todos esses sistemas devem ser atualizados, para garantir que quaisquer bugs ou problemas sejam corrigidos. Detectar ameaças o mais cedo possível é a melhor maneira de impedir que um ataque DDoS destrua infraestruturas de rede importantes e afete seus usuários finais.

 

Recomendados

Proteção Ataques DDoS – https://www.bravotecnologia.com.br/solucoesddosprotection/

Vídeo solução NSFOCUS – https://youtu.be/CBhHD4-RM44

Gostou do artigo? Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Sophos firewall Cyber Security

A Sophos evolui para enfrentar todos os novos desafios, protegendo mais de 400.000 organizações de todos os tamanhos em mais de 150 países das ameaças cibernéticas mais avançadas da atualidade. Desenvolvidas pela SophosLabs, as soluções da Sophos são nativas da nuvem, aprimoradas por IA e são capazes de se adaptar e evoluir para proteger endpoints e redes contra táticas e técnicas cibercriminosas jamais vistas.

Histórico

A Sophos começou a produzir produtos antivírus e de criptografia há quase 30 anos. Hoje, os produtos da Sophos ajudam a proteger as redes usadas por 100 milhões de pessoas em 150 países e 100.000 empresas. Veja o que nossos clientes e parceiros têm a dizer sobre seus sucessos: https://www.sophos.com/en-us/company.aspx

Produtos que funcionam

Os produtos da Sophos permitem proteger todos os endpoinds da sua rede, de laptops a desktops e servidores físicos ou virtuais, tráfegos de Web e email e dispositivos móveis. Além disso, a proteção para estes dispositivos é possível graças a produtos que atendem às suas necessidades precisas. A Sophos garante a segurança da sua rede, fornecendo a única coisa que ninguém mais pode: Simplicidade.

A ajuda (de fato) está disponível quando você precisa

A equipe de suporte da Sophos é auditada e aprovada de forma independente pelo SCP (Service Capability & Performance Support Standard). As operações de suporte “follow-the-sun” (Reino Unido, EUA, Austrália) fornecem suporte 24/7 em inglês.

proofpoint anti spam Cyber Security

O que diferencia a Proofpoint

E-mail, mídias sociais e dispositivos móveis são as ferramentas profissionais – e para os cibercriminosos, as ferramentas para atacar. Proofpoint protege pessoas, dados e sua marca contra ameaças avançadas e riscos de conformidade.

Um conjunto comprovado de soluções

As soluções da Proofpoint impedem 99% dos ataques baseados em anexos. Todos os dias, são detectados e bloqueados ameaças avançadas e riscos de conformidade em mais de 600 milhões de e-mails, mais de 7 milhões de aplicativos móveis e centenas de milhares de contas de mídia social.

Velocidade e inovação habilitadas para nuvem

As soluções da Proofpoint são construídas em uma plataforma avançada de nuvem que combina velocidade e inovação. Os clientes da Proofpoint implantam, adaptam e atualizam mais rapidamente do que as ferramentas locais para manter você à frente das ameaças mais recentes. Por exemplo, uma organização de 360.000 usuários implantou recentemente nossas soluções em apenas 48 horas.

inteligência e visibilidade de longo alcance

Nenhum outro fornecedor de segurança cibernética possui uma plataforma global de inteligência que abrange e-mail, redes sociais e dispositivos móveis. A Proofpoint analisa mais de 100 bilhões de pontos de dados por dia. Isso fornece a visibilidade crítica necessária para entender um ataque – e o insight para resolvê-lo de maneira rápida e eficaz.

A história da Proofpoint

Eric Hahn, ex-CTO da Netscape, fundou a empresa em 2002. Desde então, cresceu para mais de 2500 funcionários, atendendo a mais de 4.000 empresas em todo o mundo. A empresa tornou-se pública em abril de 2012, negocia na NASDAQ e registrou receita de US $ 717 milhões em 2018.

Hoje, a Proofpoint está sediada em Sunnyvale, Califórnia e tem escritórios adicionais na Austrália, Canadá, França, Alemanha, Israel, Japão, Holanda, Reino Unido, Estados Unidos (Califórnia, Colorado, Indiana, Texas, Utah).