BLOG

Porque o Backup somente em nuvem não é uma boa ideia

Um bom número de clientes que já me questionou sobre backup em nuvem com objetivo de redução de custos e eu sempre dou a mesma resposta: as vezes, não é uma boa ideia.

Por exemplo, vamos imaginar o seguinte cenário: uma empresa média, com 500 usuários, que deseja um sistema de Backup rápido e confiável para os dados de seus Data Centers locais em São Paulo e no Rio de Janeiro.

Visão de uma Empresa que optou por Backup em Nuvem

O inventário do site principal desta empresa em São Paulo é o seguinte:

  • 400 usuários com desktops e notebooks diversos
  • 2 servidores de Active Directory
  • 3 servidores de Arquivos: dois Windows e um Samba totalizando 1,9 Terabytes
  • 2 servidores de aplicações: um Sistema de Cotações e um Financeiro com 100 Gigabytes
  • 3 servidores de Bancos de Dados: dois SQL Server e um Oracle totalizando 200 Gigabytes
  • Link Internet dedicado com 20 Mbps com VPN para o Rio de Janeiro

Igualmente, no site do Rio de Janeiro, diversos recursos:

  • 100 usuários com desktops e notebooks diversos
  • 1 servidor de Active Directory
  • 1 servidor de Arquivos Windows totalizando 500 Gigabytes
  • Link Internet dedicado com 10 Mbps com VPN para São Paulo

E, por fim, em nuvem a empresa possui os seguintes serviços:

  • Office 365 apenas utilizando Exchange On Line para 500 caixas postais
  • Salesforce

Fizemos um levantamento e identificamos a princípio que a massa de dados que se altera em São Paulo varia de 50 a 150 Gigabytes por dia enquanto que no Rio é de apenas 5 Gigabytes. Nestes termos, vamos considerar a janela de Backup de 8 horas em dias de semana e 24 horas aos sábados e domingos.

Estimativa de tempo de Backup em Nuvem

O Backup dos dados em São Paulo com um total de 2,2 Terabytes é equivalente a 2.200.000 Megabytes ou seja 17.600.000 Megabits. Com uma banda de 20 Megabits por segundo para a Internet seriam necessários 880.000 segundos para o primeiro Backup, ou seja, 244 horas.

Supondo a Janela definida acima, precisaríamos de 19 dias corridos para que a tarefa inicial possa terminar, cuidando para pausar o Backup nos horários comerciais.

Logo depois do Backup inicial concluído devemos prosseguir com as mudanças que ocorreram neste interim: como se passaram 17 dias, as alterações poderiam chegar a 17 vezes 100 Gigabytes (considerando um valor médio entre 50 e 150 Gigabytes), ou seja 1,7 Terabytes que é praticamente igual ao volume inicial.

Conclusão

Desta forma podemos concluir que neste exemplo estaríamos atrasados sempre uns 17 dias na tarefa de manter os dados protegidos.

Ainda mais, o pior de tudo, imagine que você teve um desastre e precisa fazer o restore de todos os seus dados. Dizer que vai demorar pouco mais de 15 dias para fazer uma recuperação completa a partir da nuvem por causa de latência não vai deixar ninguém feliz em sua empresa.

Como tudo isto não é nem um pouco aceitável, podemos atestar que as soluções de Backup somente em nuvem são limitadas a clientes com menos dados e mais links apenas. Por outro lado, o caso deste cliente em questão que tem o oposto, ou seja, muitos dados e pouco link, vamos considerar então uma solução de Backup em Disco com Replicação em Nuvem da Barracuda Networks.

Mais Informações

Cloud Backup is a bad idea: https://www.novabackup.com/blog/why-cloud-backup-alone-is-not-enough

Soluções de Backup, Restore e Replicação da Bravo Tecnologia: https://www.bravotecnologia.com.br/solucoesbackup/

Gostou do artigo? Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Sophos firewall Cyber Security

A Sophos evolui para enfrentar todos os novos desafios, protegendo mais de 400.000 organizações de todos os tamanhos em mais de 150 países das ameaças cibernéticas mais avançadas da atualidade. Desenvolvidas pela SophosLabs, as soluções da Sophos são nativas da nuvem, aprimoradas por IA e são capazes de se adaptar e evoluir para proteger endpoints e redes contra táticas e técnicas cibercriminosas jamais vistas.

Histórico

A Sophos começou a produzir produtos antivírus e de criptografia há quase 30 anos. Hoje, os produtos da Sophos ajudam a proteger as redes usadas por 100 milhões de pessoas em 150 países e 100.000 empresas. Veja o que nossos clientes e parceiros têm a dizer sobre seus sucessos: https://www.sophos.com/en-us/company.aspx

Produtos que funcionam

Os produtos da Sophos permitem proteger todos os endpoinds da sua rede, de laptops a desktops e servidores físicos ou virtuais, tráfegos de Web e email e dispositivos móveis. Além disso, a proteção para estes dispositivos é possível graças a produtos que atendem às suas necessidades precisas. A Sophos garante a segurança da sua rede, fornecendo a única coisa que ninguém mais pode: Simplicidade.

A ajuda (de fato) está disponível quando você precisa

A equipe de suporte da Sophos é auditada e aprovada de forma independente pelo SCP (Service Capability & Performance Support Standard). As operações de suporte “follow-the-sun” (Reino Unido, EUA, Austrália) fornecem suporte 24/7 em inglês.

proofpoint anti spam Cyber Security

O que diferencia a Proofpoint

E-mail, mídias sociais e dispositivos móveis são as ferramentas profissionais – e para os cibercriminosos, as ferramentas para atacar. Proofpoint protege pessoas, dados e sua marca contra ameaças avançadas e riscos de conformidade.

Um conjunto comprovado de soluções

As soluções da Proofpoint impedem 99% dos ataques baseados em anexos. Todos os dias, são detectados e bloqueados ameaças avançadas e riscos de conformidade em mais de 600 milhões de e-mails, mais de 7 milhões de aplicativos móveis e centenas de milhares de contas de mídia social.

Velocidade e inovação habilitadas para nuvem

As soluções da Proofpoint são construídas em uma plataforma avançada de nuvem que combina velocidade e inovação. Os clientes da Proofpoint implantam, adaptam e atualizam mais rapidamente do que as ferramentas locais para manter você à frente das ameaças mais recentes. Por exemplo, uma organização de 360.000 usuários implantou recentemente nossas soluções em apenas 48 horas.

inteligência e visibilidade de longo alcance

Nenhum outro fornecedor de segurança cibernética possui uma plataforma global de inteligência que abrange e-mail, redes sociais e dispositivos móveis. A Proofpoint analisa mais de 100 bilhões de pontos de dados por dia. Isso fornece a visibilidade crítica necessária para entender um ataque – e o insight para resolvê-lo de maneira rápida e eficaz.

A história da Proofpoint

Eric Hahn, ex-CTO da Netscape, fundou a empresa em 2002. Desde então, cresceu para mais de 2500 funcionários, atendendo a mais de 4.000 empresas em todo o mundo. A empresa tornou-se pública em abril de 2012, negocia na NASDAQ e registrou receita de US $ 717 milhões em 2018.

Hoje, a Proofpoint está sediada em Sunnyvale, Califórnia e tem escritórios adicionais na Austrália, Canadá, França, Alemanha, Israel, Japão, Holanda, Reino Unido, Estados Unidos (Califórnia, Colorado, Indiana, Texas, Utah).