BLOG

O Que é SD-WAN ?

O que é uma rede SD-WAN?

sd-wan

Uma rede WAN definida por software, ou SD-WAN, é um serviço virtualizado que conecta e estende redes corporativas por grandes distâncias geográficas. As WANs usam diversos tipos de links: MPLS, sem fio, banda larga, VPNs e a Internet. Elas dão aos usuários em escritórios remotos acesso a aplicativos, serviços bem como recursos corporativos. Com isto é possivel que eles realizem funções diárias, independentemente da localização. A tecnologia SD-WAN monitora o desempenho das conexões WAN e gerencia o tráfego, em um esforço para manter altas velocidades assim como otimizar a conectividade.

Como funciona a SD-WAN?

As WANs tradicionais contam com roteadores físicos para conectar usuários remotos ou filiais a aplicativos hospedados em data centers. Cada roteador possui um plano de dados, que contém as informações e um plano de controle, que informa os dados para onde ir. Os fluxos de dados geralmente são determinados por um engenheiro ou administrador de rede que escreve regras e políticas, geralmente manualmente, muitas vezes em interface de linha de comando, para cada roteador na rede, um processo que pode ser demorado bem como propenso a erros.

O SD-WAN separa os processos de controle e gerenciamento do hardware de rede subjacente, disponibilizando-os como software que pode ser facilmente configurado e implantado. Um painel de controle centralizado permite que os administradores de rede possam definir graficamente novas regras e políticas e, em seguida, configurá-las assim como implantá-las em uma rede inteira de uma só vez.

Vantagens

A SD-WAN facilita o gerenciamento assim como o direcionamento do tráfego em uma rede. Com as abordagens de rede tradicionais, como o MPLS, o tráfego criado na filial é retorna para um ponto central e somente daí acessa, por exemplo, a Internet. Estes dois saltos de WAN, em vez de apenas um, certamente diminui o desempenho de aplicativos, reduzindo a produtividade assim como gerando uma experiência pior do usuário. Como as redes MPLS são redes privadas criadas para uma determinada organização, elas são consideradas confiáveis e seguras, mas são caras. Além disso, o MPLS não foi projetado para lidar com os altos volumes de tráfego da WAN que resultam da adoção de aplicativos bem como software como serviço, ou SaaS, e da nuvem.

Comparado às WANs tradicionais, as SD-WANs podem gerenciar um complexo conjunto de conexões de diferentes tipos, com diferentes bandas, custos e confiabilidades, incluindo MPLS, banda larga, LTE entre outras, além de oferecer suporte a aplicativos hospedados em data centers, nuvens públicas assim como privadas e serviços SaaS. O SD-WAN pode rotear o tráfego de aplicativos pelo melhor caminho em tempo real. No caso da nuvem, o SD-WAN pode encaminhar o tráfego vinculado à Internet e à nuvem para sair diretamente da filial sem passar pelo datacenter elimitando um salto de WAN.

Benefícios

A SD-WAN oferece muitos benefícios para organizações geograficamente distribuídas, incluindo:

  • Desempenho aprimorado: ao permitir acesso eficiente a recursos baseados na nuvem, sem a necessidade de voltar o tráfego para locais centralizados, as organizações podem fornecer uma melhor experiência do usuário.
  • Simplicidade: como cada dispositivo é gerenciado centralmente, com roteamento baseado em políticas de aplicativos, os gerentes de WAN podem criar e atualizar regras de segurança em tempo real, à medida que os requisitos de rede mudam. Além disso, combinando SD-WAN com provisionamento sem toque – um recurso que ajuda a automatizar os processos de implantação e configuração – as organizações podem reduzir ainda mais a complexidade, os recursos assim como os custos operacionais necessários para ativar novos sites.
  • Custos reduzidos: os administradores de rede podem complementar ou substituir o MPLS caro por opções de conectividade de banda larga.

Como o SD-WAN ajuda na segurança da rede?

Uma das maiores áreas em que a SD-WAN afeta é a segurança da rede.

O ponto de inflexão para muitos clientes foi o advento de aplicativos como os aplicativos Office 365 e Amazon Web Services (AWS). Estes aplicativos baseados na nuvem exigem acesso remoto seguro. A SD-WAN trata da arquitetura bem como incorporação de segurança para aplicativos como AWS e Office 365 em sua malha de conectividade. É um grande motivador para avançar em direção à SD-WAN.

“Com a SD-WAN, o tráfego e os ativos de missão crítica podem ser particionados e protegidos contra vulnerabilidades em outras partes da empresa. Esse caso de uso parece ser especialmente popular em setores como varejo, saúde e financeiro”, escreveu a IDC . “A SD-WAN também pode proteger o tráfego de aplicativos contra ameaças dentro bem como fora da empresa. Ela aproveita uma pilha completa de soluções de segurança. Dentre estas soluções incluimos firewalls de última geração, IPS, filtragem de URL, proteção contra malware e segurança na nuvem”.

Artigo na Wikipedia: https://pt.wikipedia.org/wiki/Software_defined_networking

Soluções de SD-WAN da Bravo Tecnologia: https://www.bravotecnologia.com.br/solucoessdwan/

Gostou do artigo? Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Sophos firewall Cyber Security

A Sophos evolui para enfrentar todos os novos desafios, protegendo mais de 400.000 organizações de todos os tamanhos em mais de 150 países das ameaças cibernéticas mais avançadas da atualidade. Desenvolvidas pela SophosLabs, as soluções da Sophos são nativas da nuvem, aprimoradas por IA e são capazes de se adaptar e evoluir para proteger endpoints e redes contra táticas e técnicas cibercriminosas jamais vistas.

Histórico

A Sophos começou a produzir produtos antivírus e de criptografia há quase 30 anos. Hoje, os produtos da Sophos ajudam a proteger as redes usadas por 100 milhões de pessoas em 150 países e 100.000 empresas. Veja o que nossos clientes e parceiros têm a dizer sobre seus sucessos: https://www.sophos.com/en-us/company.aspx

Produtos que funcionam

Os produtos da Sophos permitem proteger todos os endpoinds da sua rede, de laptops a desktops e servidores físicos ou virtuais, tráfegos de Web e email e dispositivos móveis. Além disso, a proteção para estes dispositivos é possível graças a produtos que atendem às suas necessidades precisas. A Sophos garante a segurança da sua rede, fornecendo a única coisa que ninguém mais pode: Simplicidade.

A ajuda (de fato) está disponível quando você precisa

A equipe de suporte da Sophos é auditada e aprovada de forma independente pelo SCP (Service Capability & Performance Support Standard). As operações de suporte “follow-the-sun” (Reino Unido, EUA, Austrália) fornecem suporte 24/7 em inglês.

proofpoint anti spam Cyber Security

O que diferencia a Proofpoint

E-mail, mídias sociais e dispositivos móveis são as ferramentas profissionais – e para os cibercriminosos, as ferramentas para atacar. Proofpoint protege pessoas, dados e sua marca contra ameaças avançadas e riscos de conformidade.

Um conjunto comprovado de soluções

As soluções da Proofpoint impedem 99% dos ataques baseados em anexos. Todos os dias, são detectados e bloqueados ameaças avançadas e riscos de conformidade em mais de 600 milhões de e-mails, mais de 7 milhões de aplicativos móveis e centenas de milhares de contas de mídia social.

Velocidade e inovação habilitadas para nuvem

As soluções da Proofpoint são construídas em uma plataforma avançada de nuvem que combina velocidade e inovação. Os clientes da Proofpoint implantam, adaptam e atualizam mais rapidamente do que as ferramentas locais para manter você à frente das ameaças mais recentes. Por exemplo, uma organização de 360.000 usuários implantou recentemente nossas soluções em apenas 48 horas.

inteligência e visibilidade de longo alcance

Nenhum outro fornecedor de segurança cibernética possui uma plataforma global de inteligência que abrange e-mail, redes sociais e dispositivos móveis. A Proofpoint analisa mais de 100 bilhões de pontos de dados por dia. Isso fornece a visibilidade crítica necessária para entender um ataque – e o insight para resolvê-lo de maneira rápida e eficaz.

A história da Proofpoint

Eric Hahn, ex-CTO da Netscape, fundou a empresa em 2002. Desde então, cresceu para mais de 2500 funcionários, atendendo a mais de 4.000 empresas em todo o mundo. A empresa tornou-se pública em abril de 2012, negocia na NASDAQ e registrou receita de US $ 717 milhões em 2018.

Hoje, a Proofpoint está sediada em Sunnyvale, Califórnia e tem escritórios adicionais na Austrália, Canadá, França, Alemanha, Israel, Japão, Holanda, Reino Unido, Estados Unidos (Califórnia, Colorado, Indiana, Texas, Utah).