1 linkedin  4 youtube  3 facebook  2 slideshare  5 twitter  7 google plus    

  • Visão Geral
  • Funções
  • Arquitetura
  • Edições
  • Guia para PoC

VMware Horizon (Virtualização de Desktops, VDI)

vmware horizon vdi virtualizacao desktops aplicacoes

Forneça desktops e aplicativos virtuais ou hospedados com segurança em qualquer dispositivo e em qualquer lugar com menos custos.

Transforme os desktops estáticos de sua empresa em espaços de trabalho digitais e seguros que podem ser fornecidos sob demanda em qualquer dispositivo, em qualquer lugar.

Provisione desktops e aplicativos virtuais ou remotos por meio de uma única plataforma de virtualização de aplicativos e VDI utilizando a plataforma amplamente testada do vSphere simplificando o gerenciamento e atribuindo direitos aos usuários finais com facilidade.

Proteja seus dados e simplifique a conformidade

Consolide o controle, o fornecimento e a proteção dos recursos de processamento do usuário final com políticas que se adaptam dinamicamente ao ambiente de processamento do usuário final ao mesmo tempo que mantém infraestrutura, cargas de trabalho e dados protegidos no data center.

Proporcione uma experiência avançada e adaptável ao usuário final

Proporcione de modo consistente uma ótima experiência de usuário para power users e usuários móveis, inclusive desenvolvedores 3D, em diferentes dispositivos, localidades, mídias e conexões.

Simplifique o gerenciamento de desktops e aplicativos

Aproveite a moderna arquitetura de fornecimento de aplicativos e desktops virtuais que oferece ambientes de trabalho customizados em segundos, reduz a utilização de storage e as despesas operacionais com desktops físicos completos e facilita o gerenciamento e atualização de aplicativos.

Melhore substancialmente o ROI

Faça as contas: coloque na ponta do lápis todos os custos que você tem hoje incluindo energia, espaço, ativos e a imensa tarefa de gerenciar individualmente sistemas operacional e aplicativos em desktops.

Inclua também os custos de vida mais curtos de gerenciamento de desktops completos em relação a outras opções de menor custo e maior longevidade.

Comece reorientando seus desktops atuais para atuar como Thin Clients utilizando o Microsoft Windows Thin PC (WinTPC), uma versão “bloqueada” do Windows 7 sem custos adicionais para clientes com contratos Microsoft Software Assurance, reduzindo assim a necessidade de Hardware novo.

E substitua futuramente, ou aos poucos, por Thin Clients ou Zero Clients com durabilidade que pode chegar a 10 anos.

 

As funções do VMware Horizon View são:

  • Desktops e aplicativos fornecidos por meio de uma plataforma única: Forneça desktops e aplicativos virtuais ou remotos por meio de uma única plataforma para simplificar o gerenciamento e atribuir direitos de acesso a desktops, aplicações e serviços on-line aos usuários finais com facilidade.

  • Espaço de trabalho unificado com excelente experiência do usuário: Fornece, de forma segura, desktops, aplicativos e serviços on-line por meio de um espaço de trabalho unificado. Fornece uma experiência de usuário final consistente indiferentemente dos dispositivos, locais, mídia e conexões utilizados.

  • Gerenciamento centralizado de imagens: Gerenciamento centralizado de imagens para dispositivos físicos, virtuais e particulares (trazidos pelos usuários, BYOD).

  • Gerenciamento e automação de loop fechado: permitindo consolidar o controle, o fornecimento e a proteção de recursos de processamento do usuário com automação, orquestração em nuvem e autoatendimento.

  • Otimizado para o data center definido por software: Aloca recursos dinamicamente com armazenamento virtual, processamento virtual e rede virtual para gerenciar e fornecer serviços de desktop sob demanda, de modo simples e econômico.

Arquitetura-Horizon-ViewOs clients devices são equipamentos que executam o VMware Horizin View Client. Podem ser iPhones, iPads, Tablets e Smartphones Android, Zero ou Thin Clients, Desktops Windows ou browsers que suportem HTML5. Em todos os casos os requisitos de CPU e memória são mínimos assim como a necessidade de banda.

Os devices podem acessar a infraestrutura local ou remotamente. Caso estejam remotos, estes conectam-se a um ou mais¹ View Security Servers dispostos em DMZs. Caso estejam internos, estes conectam-se a um ou mais¹ View Connections Servers dispostos na Rede Local Interna.

Os View Connections Servers atuam como brokers em conjunto com o vCenter, gerenciando, provendo e provisionando pools de desktops e aplicações virtuais nativas e em RDS. As informações de cada pool e de cada imagem master de desktop é mantida em um banco de dados gerenciado de View Compose Server.

É necessário autenticação por Active Directory ou Radius para que os View Security Servers e View Connections Servers exibam a lista de recursos disponibilizados aos usuários utilizando os VMware Horizin View Client. Todos os acesso são criptografados e as identidades dos componentes podem ser autenticadas por pela CA Interna da corporação.

A infraestrutura necessária para suportar todos os elementos acima deve ser provida por hosts dedicados. Qualquer pacote de Horizon inclui um número ilimitado de licenças de VMware vSphere Desktop² e VMware vCenter Desktop para suportar o ambiente. A versão Advanced do Horizon incliu também o Virtual Storage, uma solução extraordinariamente simples e eficiente que transforma os discos locais³ dos hosts em um Sotrage Vitual com o mesmo nível de serviço, performance superior e custo inferior a qualquer solução de Storage Tradicional.

¹: requer um balanceador de cargas L7. A Bravo Tecnologia recomenda o Barracuda Load Balancer ADC, uma solução virtual com todas as funcionalidades do Big IP da F5 com preços competitivos.

²: o VMware vSphere Desktop tem todas as funcionalidades do VMware vSphere Enterprise Plus e é disponibilizado gratuitamente, sem limite sde licenças, com qualquer suite de Horizon View.

³: o Virtual Storage requer pelo menos 1 disco SAS ou NL-SAS e 1 disco SSD em cada host. Podendo escalar a até 32 hosts e até 4 PetaBytes de espaço total.

Edições do VMware Horizon

O Horizon 7 está disponível em dois modelos de licença:

  • Por usuário nomeado: para ambientes virtuais com uma equipe que precisa de acesso dedicado a uma máquina virtual o dia todo.
  • Por conexão simultânea: para ambientes virtuais com um alto número de trabalhadores por turno em que as máquinas são compartilhadas entre os trabalhadores o dia todo (por exemplo, alunos, funcionários em turnos).

Os aplicativos e desktops do Horizon estão disponíveis nas opções:

  • Por assinatura
  • Permanentes. Os clientes que desejam tirar proveito do licenciamento por assinatura podem aproveitar as soluções e os serviços do Horizon Air.

O Horizon está disponível em três edições que fornecem soluções simples e econômicas de virtualização de desktops e aplicativos, totalmente otimizadas para gerenciamento e data center definido por software da VMware. Essas edições incluem:

  • VMware Horizon Standard Edition
  • VMware Horizon Advanced Edition
  • VMware Horizon Enterprise Edition

direitos de uso da licenca

Desktop e aplicativos

desktop e aplicativos

Gerenciamento de imagens

gerenciamento de imagens

Gerenciamento de aplicativos e desktops

Gerenciamento de aplicativos e desktops

Gerenciamento de ambientes do usuário

Gerenciamento de ambientes do usuario

Gerenciamento de operações e técnicas de análise de nuvem

gerenciamento de operacoes e tecnicas de analise de nuvem

Infraestrutura de storage

infraestrutura armazenamento

Infraestrutura de desktop

infraestrutura desktop

Guia para uma prova de conceito de Horizon with View

A Bravo Tecnologia pode apoiar uma Prova de Conceito (PoC) em sua empresa.

Componentes Obrigatórios.

RECURSOS VIRTUALIZADOS: 2 processadores reais, 64 GB RAM e 1 TB de STORAGE são suficientes para se executar uma PoC com todos os recursos. Pode-se utilizar seu ambiente virtual atual de servidores para se conduzir uma Prova de Conceito com 5-10 desktops ou aplicações virtuais simultaneamente.

INFRAESTRUTURA BÁSICA: Deve-se preparar 3 maquinas virtuais rodando Windows Server 2008 R2 ou 2012 R2. O Hardware de cada máquina virtual deve ser 2-4 processadores, 6-8G de RAM e 100-200 GB de HD. Nestas máquinas serão configuradas para as funções de Composer, Connection e RDS. No Servidor em que for executado a função de Composer será instalado um Banco de Dados SQL Express, entretanto, se estiver disponível, pode-se utilizar seu ambiente de Banco de dados.

MASTER IMAGES: Deve-se providenciar 2-4 desktops para atuar como Master Images (ou Gold Images). Os pools de desktops virtuais serão baseados nestas imagens. Deve-se planejar e produzir estas imagens cuidadosamente com todas as aplicações desejadas, fazer todas as atualizações necessárias e testar. Deve-se evitar utilizar imagens produzidas há mais de 6 meses e/ou "muito manuseadas". Estas imagens de desktops não poderão ser utilizadas para outros fins durante a condução da Prova de Conceito.

CLIENTS: Pode-se utilizar desktops de qualquer tipo, incluindo opções bem desatualizadas para se executar o cliente do View. Estes equipamentos podem ter recursos mínimos como processadores de 1 núcleo e 1 GB de RAM. O software também pode ser gratuito como versões específicas de Linux ou Windows 7 Thin PC. Mas pode-se utilizar desktops e Sistemas Operacionais atuais durante a Prova de Conceito. Recomendamos também escolher alguns tablets e smartphones que possam participar do PoC. Por fim, se estiver disponível Pode-se utilizar Thin Clients ou Zero Clients comerciais. Em todos os casos citados será instalada apenas uma aplicação leve: o Client do Horizon View. Para baixar os clientes para Windows, MAC, iOS, Android e Windows Phone acesse https://my.vmware.com/web/vmware/info/slug/desktop_end_user_computing/vmware_horizon_view_clients/3_0

Componentes Opcionais

CERTIFICATION AUTHORITY: Pode-se utilizar uma Certification Autority interna ou podemos ignorar os erros de falta de certificados durante o PoC.

ACESSO EXTERNO: Se desejar fazer o teste de acesso ao Desktop Virtual de uma localidade remota ou da Internet, deve-se providenciar 1 máquina virtual adicional rodando Windows Server uma DMZ (rede desmilitarizadas). Neste servidor será implementado o Security, permitindo acesso externo aos desktops. O hardware desta máquina virtual deve ser também de 2-4 processadores, 6-8G de RAM e 100-200 GB de HD.

PERSONA: Se desejar testar o Persona (que é uma tecnologia de Roaming Profile que funciona) será necessário providenciar uma OU (Organization Unit) do seu AD (Active Directory) onde serão criados os pools de desktops virtuais. Nesta OU será implementada uma GPO que atuara na manipulação dos profiles. Caso tenha dificuldades de receito de altera sua estrutura de AD, você pode executar este processo em um AD para testes, em separado. Entretanto esta opção produzirá o inconveniente de ter que explicar aos usuários que as credencias utilizadas no PoC são diferentes. Em ambos os casos será necessário disponibilizar um compartilhamento de arquivos para armazenar os profiles.

VIRTUAL SAN: Virtual SAN não é requerido para o PoC caso se limite a apenas alguns desktops simultâneos. Neste caso, pode-se utilizar o seu Storage atual. Não será utilizado mais que 1 TB no total. Caso deseje-se avaliar a solução com o Virtual SAN, deve-se fornecer 2 servidores 64 bits com 64 GB de RAM e pelo menos 1 disco NL-SAS ou SAS e um disco SSD cada. Será instalado o vSphere Enterprise Plus com Virtual SAN.

ANTIVIRUS VIRTUALIZADO: Um antivírus para o ambiente virtualizado não é requerido para o PoC mas pode ser importante para o projeto final pois reduz significativamente o consumo de recursos como CPU e memória nos hosts. A Bravo Tecnologia pode fornece o Kaspersky for Virtualization. Se desejar podemos incluir este item na PoC. Neste caso não se deve instalar antivírus nas imagens dos desktops citados no item 2.

LOAD BALANCER: Um load balancer L7 não é requerido para o PoC mas pode ser importante para o projeto final para garantir a disponibilidade da solução. A Bravo Tecnologia fornece o Load Balancer ADC da Barracuda no formato de Virtual Appliance com todas as funcionalidades de um Load Balancer BIG IP da F5 por uma fração do preço. Se desejar podemos incluir este item na PoC. Caso utilizado será necessário ampliar o número de servidores do item 1 de 4 para 8.

# #