1 linkedin  4 youtube  3 facebook  2 slideshare  5 twitter  7 google plus    

  • Visão Geral
  • Funções
  • Edições
  • Recursos Adicionais

VMware vSphere e VMware vSphere with Operations Management

vmware vsphere virtualizacao servidores

Virtualização de Servidores: visibilidade, gerenciamento, disponibilidade e utilização racional de recursos no data center.

O VMware vSphere, a plataforma de virtualização líder do setor, fornece uma base poderosa, flexível e segura para a agilidade do negócio que acelera a transformação digital para a computação em nuvem e o sucesso na economia digital. VSphere suporta aplicativos existentes e de próxima geração por meio de sua (1) experiência simplificada de cliente para automação e gerenciamento em escala; (2) segurança integrada abrangente para proteção de dados, infraestrutura e acesso; E (3) plataforma de aplicativo universal para executar qualquer aplicativo, em qualquer lugar. Com o vSphere, os clientes podem agora executar, gerenciar, conectar e proteger seus aplicativos em um ambiente operacional comum, entre nuvens e dispositivos.

O VMware vSphere com o Operations Management é projetado para ajudá-lo a alcançar suas necessidades de negócios exclusivas, fornecendo melhores informações e melhor TI. Ele ajuda você a melhorar seu desempenho e evitar interrupções, com operações inteligentes de aplicativos para armazenamento fornecendo disponibilidade simplificada e visibilidade abrangente em um só lugar. E isso ajuda a liberar tempo para que você possa se concentrar em tarefas mais estratégicas automatizando com segurança o posicionamento da carga de trabalho e a otimização de recursos em seus termos, com controle aumentado baseado em modelos personalizáveis ​​pré-definidos.

Benefícios

  • Plataforma de virtualização capaz de executar qualquer aplicativo, em qualquer nuvem
  • Administração simplificada
  • Segurança operativa, simples e orientada por políticas
  • Gerenciamento e automação de operações inteligentes
  • Redução de 53% no custo de gerenciamento de infraestrutura de TI
  • Redução de 54% no tempo de inatividade de aplicações de nível 1
  • Retorno de investimento de 2,4X, dentro de um ano
  • 30% de melhoria na visibilidade, disponibilidade, utilização da capacidade e satisfação do usuário com TI

O que há de novo na versão 6.5?

  • Melhorias de escala: novos máximos de configuração para suportar até mesmo os maiores ambientes de aplicativos
  • VMware vCenter Server® Appliance: o centro de controle único e o bloco de construção principal para vSphere
  • vCenter Server® High Availability: solução de alta disponibilidade do vCenter Server nativo: a garantia que seu vCenter sempre estará em execução.
  • Backup e restauração do vCenter Server: backup e restauração do vCenter Server nativo
  • Ferramenta de migração do vCenter Server Appliance: migração em uma etapa e atualização do vCenter Server para o vCenter Server Appliance
  • APIs REST: APIs simples e modernas para desenvolvedores
  • vSphere Client Web: agora via Web com Interface gráfica baseada em HTML5 que garante um desempenho rápido e compatibilidade entre plataformas
  • Security-at-Scale: segurança baseada em políticas que torna a infraestrutura de segurança operacionalmente simples
  • Criptografia de VMs: a criptografia de nível VM protege o acesso não autorizado a dados tanto em repouso como em movimento
  • Registro de qualidade de auditoria: registro avançado que fornece Informações forenses sobre as ações do usuário
  • Secure Boot: proteção para o sistema operacional hipervisor e convidado, assegurando que as imagens não foram adulteradas e impedindo o carregamento de componentes não autorizados
  • vSphere Integrated Containers™: plataforma de infraestrutura virtual para contêineres
  • HA Proativo: alta capacidade de disponibilidade que utiliza informações de integridade do servidor e migra VMs de hosts degradados antes que ocorra problema
  • Cross-Cloud vMotion®: migração de carga de trabalho entre nuvens baseadas em VMware
  • Replicação Virtual Volumes™: replicação de volumes virtuais de matriz nativa

 

Funções do VMware vSphere

Estas são as funções do VMware vSphere com foco em virtualização de servidores. Algumas opções estão disponíveis em pacotes específicos. Consulte para saber que funções estão disponíveis em cada Edição.

 

vmware-vsphere-funcoes-

Processamento

VMware vSphere (VMware ESXi)

Uma camada de virtualização fina, resistente, estável e de alto desempenho, que abstrai os recursos de hardware dos servidores (hosts) compartilhando-os por várias máquinas virtuais. Por ser mais fina, não recebe tantas atualizações quanto os hipervisores da concorrência além de demandar menos recursos.

 

Distributed Resources Scheduler (DRS)

Alinha os recursos de processamento com as prioridades de negócios através de um balanceamento automático de cargas entre os hosts. Quando uma máquina virtual demanda mais recursos o DRS executa o vMotion de outras máquinas virtuais deste para outros hosts.

vmware-vsphere-drs

Distributed Power Management (DPM)

Otimiza o consumo de energia desligando os hosts durante períodos de menor carga, religando-os automaticamente sob demanda. Em datacenter com mais de uma dezena de hosts obteve-se redução de custos de energia elétrica significativos.

vMotion

Migrando de máquinas virtuais ligadas entre hosts. Elimina o tempo de inatividade de aplicativos decorrente da manutenção planejada de servidores.

vmware-vsphere-vmotion

Big Data Extensions

Executa cargas de trabalho do Hadoop no vSphere para obter maior utilização, confiabilidade e agilidade.

Rede

Network I/O Control (NIOC)

Permite que definir o acesso prioritário a rede de acordo com as regras de negócios estabelecidas.

vmware-vsphere-network-io-control-nioc

Distributed Switch

Centraliza o aprovisionamento, a administração e o monitoramento de rede no nível do data center, simplificando operações e reduzindo drasticamente indisponibilidades por erros de configuração ou mudanças.

vmware-vsphere-distributed-switch

Disponibilidade

High Availability (HA)

Fornece alta disponibilidade em todo o seu ambiente de TI virtualizado sem o custo ou a complexidade das soluções de cluster tradicionais.

vmware-vsphere-high-availability-ha

App HA

Detecta e recupera de falhas de aplicativo ou SO.

Fault Tolerance (FT)

Fornece disponibilidade contínua aos aplicativos sem perda de dados no caso de falhas de servidor (hoje com suporte para 1 vCPU mas muito em breve com suporte até 4 vCPUs).

Data Protection

Protege seus dados através de backups em disco sem agente, com eliminação de duplicação para reduzir o uso do espaço de backup em disco.

vmware-vsphere-data-protection

Replication

Elimina os custos da replicação de terceiros por meio da replicação interna do vSphere.

vmware-vsphere-replication

Automação

Auto Deploy

Permite escalonamento do datacenter com a instalação 100% automatizada de novos hosts. Basta colocar o novo host no rack, energizar, conectar e ligar. O Auto Deploy fará a instalação do vSphere ESXi automaticamente.

vmware-vsphere-autodeploy

Host Profiles

Permite que seja criado perfis de instalação de host para ser aplicados aos novos hosts a instalar, reduzindo tempo de ativação, custos e erros de configuração.

Update Manager

Reduz o tempo gasto em correções de rotina automatizando o rastreamento, a aplicação de patches e o upgrade de hosts do vSphere.

Gerenciamento

VMware vCenter Server

Fornece gerenciamento centralizado para toda a plataforma do vSphere incluindo hosts, máquinas virtuais, Storage, networking assim como operações de backup, replicação, alta disponibilidade de hosts e aplicações, tolerância a falhas, segurança, automação, distribuição de recursos, gerenciamento de energia, vMotion, Big Data Extensions, Controle de I/O de Rede, Data Protection (Backup), Replicação, Auto Deploy, Perfis de Hosts, Gerenciamento de Atualizações e Relatórios de utilização de recursos de memória, processamento e espaço em disco.

vmware-vsphere-vcwenter-server

vRealize Orchestrator

Permite gerenciar fluxos de trabalho com múltiplos aplicativos usando uma interface simples com função de arrastar e soltar.

Segurança

vShield Endpoint

Elimina sobrecarga de funções de antivírus dentro de máquinas virtuais como banco de dados, melhorando o desempenho dos processos de varreduras atribuindo as funções de antivírus a um appliance virtual de segurança.

vmware-vsphere-vshield-endpoint

Storage

Storage DRS

Oferece alocação em Storage das máquinas virtuais de forma inteligente pelo balanceamento de carga baseada em latência de leitura e escrita e na capacidade de armazenamento.

vmware-vsphere-storage-drs

Profile Driven Storage

Simplifica o aprovisionamento de armazenamento agrupando recursos de armazenamento de acordo com as políticas definidas pelo usuário, reduzindo a complexidade.

vmware-vsphere-profile-driven-storage

Storage vMotion

Executa a migração de máquinas virtuais ligadas entre múltiplos dispositivos de armazenamento sem interrupção das operações, eliminando gargalos de leitura e escrita em sistemas de armazenamento além de liberar a capacidade de armazenamento valiosa.

vmware-vsphere-storage-vmotion

Storage I/O Control

Prioriza o acesso de leitura e escrita aos sistemas de armazenamento pela alocação dinâmica dos recursos disponíveis para as máquinas virtuais de acordo com as necessidades dos negócios.

vmware-vsphere-storage-io-control-sioc

VMFS

Simplifica a administração e o aprovisionamento de máquinas virtuais com um sistema de arquivos desenhado para operações avançadas em cluster com desempenho otimizado para máquinas virtuais.

vmware-vsphere-storage-vmfs

Storage Thin Provisioning

Reduz o consumo de valiosos recursos de Storage pela utilização efetiva apenas do espaço em disco realmente utilizados pela de máquinas virtuais, sem a necessidade de ajustes nos tamanhos de discos.

vmware-vsphere-storage-thin-provisioning

Storage APIs

As APIs integram os sistemas de armazenamento aprimorando desempenho, disponibilidade, gerenciamento e a proteção de dados pela integração dos arrays.

vmware-vsphere-storage-api

Flash Read Cache

Virtualização dos discos baseados em flash (SSD) fornecendo uma camada de cache de leitura de alto desempenho que reduz significativamente a latência de leitura e escrita em discos e Storage tradicionais.

Edições do VMware vSphere

O VMware vSphere está disponível em edições específicas indicadas para empresas pequenas, médias ou grandes. O critério para você saber qual é a edição indicada para sua empresa é o número de hosts previstos para hoje e para o futuro. Se sua empresa tem até 3 hosts com até 2 processadores cada, escolha o Essentials Kit e o Essentials Plus Kit; para mais de 3 hosts ou mais de 2 processadores por host, opte pelo Acceleration Kits Standard, Enterprise Plus ou Enterprise Plus with Operations Management.

Dica: quando for adquirir o seu hardware para virtualização de servidores tente aumentar memória e cores (em 1 ou 2 soquetes) por host reduzindo o total de hosts, sempre observado um mínimo de 2 ou 3 para garantir a disponibilidade. Mesmo que o preço do hardware seja ligeiramente superior sua empresa terá redução de custos de espaço, energia, gerenciamento e licenciamento de software de virtualização e em muitas aplicações como por exemplo o Kaspersky Server for Virtualization e o Barracuda Backup.

Essentials Kits para até 3 hosts

Se sua empresa tem servidores que podem ser virtualizados em até 3 hosts com até 2 processadores hoje o no futuro, opte pelos pacotes Essentials Kit e Essentials Plus Kit.

Atenção: estes Kits não são escaláveis; se no futuro você precisar incluir mais hosts ou mais processadores em seu ambiente terá que comprar licenciamento para empresas grandes (veja a seguir).

Dica: o Essentials Kit que basicamente só é o hipervisor. Então prefira o Essentials Plus kit que entrega muito mais funcionalidades.

vmware essentials

Acceleration Kits (e licenças adicionais) para mais de 3 hosts

Se sua empresa irá além de 3 hosts (hoje ou no futuro) opte pelos Acceleration Kits Standard, Enterprise Plus ou Enterprise Plus with Operations Management. A tabela a seguir vai detalhas cada uma das funções em cada uma destas três edições.

Estes Acceleration Kits são compostos por 6 licenças de cada edição para hosts (qualquer combinação de soquetes e hosts) acrescido de 1 licença de vCenter Server Standard. Ao contrário dos Essentials Kits, os Acceleration Kits são escaláveis: quando você precisar incluir mais hosts ou mais processadores em sua infraestrutura, basta adquirir licenças adicionais por CPU.

vmware licenciamento

Segurança e continuidade de negócios

Seguranca e continuidade dos negocios

Priorização de recursos e aumento do desempenho dos aplicativos

Priorizacao recursos aumento desempenho aplicativos

Administração e aprovisionamento automatizados

Administracao e aprovisionamento automatizados

Plataforma de gerenciamento de operações

Plataforma de gerenciamento de operacoes

Visualização

Visualizacao

Gerenciamento de políticas

Gerenciamento de politicas

Técnicas de análise e monitoramento de desempenho

Tecnicas de analise e monitoramento de desempenho

Gerenciamento de capacidade

Gerenciamento de capacidade

Balanceamento de carga de trabalho

Balanceamento de carga de trabalho

Gerenciamento de conformidade

Gerenciamento de conformidade

Pacotes de gerenciamento

Pacotes de gerenciamento

APIs do vRealize Operations

APIs do vRealize Operations

 

Para saber mais

Veja o gravação do ultimo webinar em https://www.bravotecnologia.com.br/videos-e-webinars-gravados.html/578-video-do-novo-vmware-vsphere-6-5.html

# #