1 linkedin  4 youtube  3 facebook  2 slideshare  5 twitter  7 google plus    

  • Visão Geral

Zerto Disaster Recovery

zerto disaster recovery

Zerto é uma solução orquestrada de recuperação de desastres independente de hipervisor, nuvem ou solução de armazenamento. Você pode, por exemplo, configurar replicações continuadas de seu data center de produção em VMware vSphere para a localidade remota com Microsoft Hyper-V e, ao mesmo tempo, replicar para a nuvem pública Microsoft Azure. Em caso de desastre, basta apertar um botão que Zerto recuperará em poucos minutos (RTO) todas as máquinas virtuais protegidas ao toque de um botão, com perda de dados (RPO) de apenas alguns segundos, mesmo que os hipervisores e as redes sejam diferentes.

Zerto não depende de snapshots. Sendo assim, suas máquinas virtuais de tamanhos grandes não vão mais precisar de vários minutos (ou até horas) para replicar ou fazer backup. Zerto utiliza o streaming que atravessa o software do hipervisor - no data center ou na nuvem - e envia as alterações para a outra localidade, conseguindo manter a réplica com apenas alguns poucos segundos (Near-sync) de atraso em relação ao site principal.

Você define um ou múltiplos grupos de proteção com uma ou mais VMs que tem seus dados enviados de forma sincronizada para a outra localidade. Desta forma aplicações não ficam com transações incompletas quando são recuperadas. Você pode automatizar totalmente o processo de recuperação definindo a ordem de Boot das VMs e alterações de endereçamento IP. Você pode, inclusive, definir scripts para serem executados antes e depois de cada desastre.

Zerto tem uma interface muito intuitiva em que você pode recuperar uma VM ou ambiente inteiros com apenas 4 cliques, seja em simulações, seja em situações reais.

Com Zerto você pode iniciar uma recuperação simulada e testar em um ambiente isolado (por exemplo em uma VLAN distinta, com IPs diferentes) como ficariam suas VMs em caso de desastres. Durante os testes você pode testar se cada uma das aplicações funciona corretamente. No final basta parar o Teste de DR que as máquinas desta bolha são destruídas. No final é possível que sejam gerados relatórios de recuperação de desastres para documentar que sua empresa está compliance com as exigências de Disaster Recovery.

Durante os testes, a maioria das soluções para de replicar. Mas com Zerto é diferente. A replicação nunca é interrompida, desta forma se você tiver um incidente em que seja necessário declarar um desastre real continuará a ter os mesmos RPOs e RTOs. Com outras soluções, você permanece vulnerável nestes momentos.

Outra grande vantagem de Zerto é sua capacidade de poder voltar no tempo não só para um único ponto a poucos segundos, mas também em virtualmente milhares de pontos por dia. Isto pode ser muito útil no caso de ataques de Ransomware pois você pode voltar tipicamente para apenas alguns segundos antes do ataque, com perdas mínimas de dados e sem ter que pagar nenhum resgate.

E após a falha, quando seu site principal já estiver sido recuperado, você pode fazer iniciar o processo de failback, garantindo que todas as transações que foram executadas durante o processo de Disaster Recovery sejam incorporadas ao seu ambiente principal, de produção.

 

Veja mais

Veja o gravação do ultimo webinar em https://www.bravotecnologia.com.br/videos-e-webinars-gravados/644-zerto-disaster-recovery-video.html

 

# #