BLOG

Será que você precisa mesmo de WAN Optimization?

riverbed steelhead wan optimization otimizacao de wan

Quando as filiais de sua empresa começam a reclamar de “sistema ou rede lentas” você logo pensa que “é hora de aumentar a banda dos links”. Mas nem sempre esta é a melhor solução. Talvez você precise mesmo de WAN Optimization.

Problemas de Latência

A performance da comunicação das aplicações na WAN não depende apenas da Banda. Existem outros fatores como a latência e a natureza das aplicações que usam acesso Internet, VPN e MPLS.

Se a localidade remota, por exemplo, é atendida com um link de alta latência, aumentar a banda pode não adiantar quase nada para a maioria das aplicações. Nestes casos é quase sempre melhor colocar um appliances de WAN Optimization no seu Data Center e em cada uma das localidades críticas. Com isto o efeito da latência vai ser substancialmente reduzido.

Problemas de Banda

Mas se a banda está apertada, a tecnologia de WAN Optimization ainda pode ajudar mais do que só reduzir a latência. Primeiro porque os ganhos com o acelerador são de 5 a até 100 vezes, dependendo da aplicação. Segundo porque a despesa da compra do appliances de WAN Optimization só é paga no início, além de uma renovação anual da ordem de 15%. Enquanto um aumento de link introduz um gasto mensal recorrente que algum dia sempre será maior.

Que Aplicações tem maiores ganhos com WAN Optimization

Mas quais aplicações tem mais benefícios? A resposta nunca é única pois depende de alguns fatores como (a) quanto seus dados são recorrentes, (b) da latência dos seus links e (c) do mix de aplicações que você utiliza

AS aplicações que mais se beneficiam são Compartilhamento de Arquivos no Windows (CIFS), Compartilhamento de Arquivos no UNIX (NFS), Tráfego de E-mail entre o Exchange e os Outlooks (MAPI), Tráfego de E-mail entre os servidores e clientes Lotus Notes, Sharepoint e Quaisquer outras aplicações Web, entre servidores e clientes da própria organização, ERPs Oracle e SAP, FTP, Backup e Replicação, Gerenciamento de Documentos, Distribuição de Software e Atualizações, Bancos de Dados MS-SQL e Oracle-SQL assim como outros clientes ERP.

Apenas para ilustrar, o gráfico a seguir mostra as performances esperadas em diversos cenários para soluções de WAN Optimization com Riverbed Steelhead. A faixa com a cor laranja mais escura representam os ganhos mais típicos. A cor mais clara mostra até onde pode ir a multiplicação dos ganhos de velocidade em condições mais extremas, como por exemplo links de satélites. Observe que os ganhos não são porcentuais, são multiplicadores. De fato, uma transmissão de arquivos em um cenário médio que demorasse 5 minutos (300 segundos), pode ser executada em algo como 30 vezes mais rápido, ou seja 10 segundos, mesmo que alterações tenham sido feitas nos arquivos.

 

wan optimization precisa mesmo

Mais informações sobre WAN Optimization e Riverbed

Assista a este vídeo gravado o Webinar: https://www.youtube.com/watch?v=kQziUFtZhTY

Soluções de Otimização de WAN da Bravo Tecnologia: https://www.bravotecnologia.com.br/solucoeswanoptimization/

Gostou do artigo? Compartilhe:

Compartilhar no facebook
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no whatsapp
Compartilhar no telegram
Sophos firewall Cyber Security

A Sophos evolui para enfrentar todos os novos desafios, protegendo mais de 400.000 organizações de todos os tamanhos em mais de 150 países das ameaças cibernéticas mais avançadas da atualidade. Desenvolvidas pela SophosLabs, as soluções da Sophos são nativas da nuvem, aprimoradas por IA e são capazes de se adaptar e evoluir para proteger endpoints e redes contra táticas e técnicas cibercriminosas jamais vistas.

Histórico

A Sophos começou a produzir produtos antivírus e de criptografia há quase 30 anos. Hoje, os produtos da Sophos ajudam a proteger as redes usadas por 100 milhões de pessoas em 150 países e 100.000 empresas. Veja o que nossos clientes e parceiros têm a dizer sobre seus sucessos: https://www.sophos.com/en-us/company.aspx

Produtos que funcionam

Os produtos da Sophos permitem proteger todos os endpoinds da sua rede, de laptops a desktops e servidores físicos ou virtuais, tráfegos de Web e email e dispositivos móveis. Além disso, a proteção para estes dispositivos é possível graças a produtos que atendem às suas necessidades precisas. A Sophos garante a segurança da sua rede, fornecendo a única coisa que ninguém mais pode: Simplicidade.

A ajuda (de fato) está disponível quando você precisa

A equipe de suporte da Sophos é auditada e aprovada de forma independente pelo SCP (Service Capability & Performance Support Standard). As operações de suporte “follow-the-sun” (Reino Unido, EUA, Austrália) fornecem suporte 24/7 em inglês.

proofpoint anti spam Cyber Security

O que diferencia a Proofpoint

E-mail, mídias sociais e dispositivos móveis são as ferramentas profissionais – e para os cibercriminosos, as ferramentas para atacar. Proofpoint protege pessoas, dados e sua marca contra ameaças avançadas e riscos de conformidade.

Um conjunto comprovado de soluções

As soluções da Proofpoint impedem 99% dos ataques baseados em anexos. Todos os dias, são detectados e bloqueados ameaças avançadas e riscos de conformidade em mais de 600 milhões de e-mails, mais de 7 milhões de aplicativos móveis e centenas de milhares de contas de mídia social.

Velocidade e inovação habilitadas para nuvem

As soluções da Proofpoint são construídas em uma plataforma avançada de nuvem que combina velocidade e inovação. Os clientes da Proofpoint implantam, adaptam e atualizam mais rapidamente do que as ferramentas locais para manter você à frente das ameaças mais recentes. Por exemplo, uma organização de 360.000 usuários implantou recentemente nossas soluções em apenas 48 horas.

inteligência e visibilidade de longo alcance

Nenhum outro fornecedor de segurança cibernética possui uma plataforma global de inteligência que abrange e-mail, redes sociais e dispositivos móveis. A Proofpoint analisa mais de 100 bilhões de pontos de dados por dia. Isso fornece a visibilidade crítica necessária para entender um ataque – e o insight para resolvê-lo de maneira rápida e eficaz.

A história da Proofpoint

Eric Hahn, ex-CTO da Netscape, fundou a empresa em 2002. Desde então, cresceu para mais de 2500 funcionários, atendendo a mais de 4.000 empresas em todo o mundo. A empresa tornou-se pública em abril de 2012, negocia na NASDAQ e registrou receita de US $ 717 milhões em 2018.

Hoje, a Proofpoint está sediada em Sunnyvale, Califórnia e tem escritórios adicionais na Austrália, Canadá, França, Alemanha, Israel, Japão, Holanda, Reino Unido, Estados Unidos (Califórnia, Colorado, Indiana, Texas, Utah).